Voltar para a tela anterior.

Jornalista Silvana Toazza torna-se Cidadã Caxiense, em solenidade que emocionou a plateia

A distinção foi entregue pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira (29/08), em sessão solene conduzida pelo presidente Lucas Caregnato/PT, a partir de proposição da vereadora Marisol Santos/PSDB e aprovação unânime do plenário


Silvana Toazza conquistou, nesta sexta-feira (29/08), o título de Cidadã Caxiense, durante uma cerimônia marcada por memórias da trajetória da jornalista, que é referência no segmento empresarial. Diante de um plenário lotado, a distinção foi entregue pela Câmara Municipal em sessão solene conduzida pelo presidente Lucas Caregnato/PT, a partir de proposição da vereadora, relações-públicas e também jornalista Marisol Santos/PSDB, tendo aprovação unânime do plenário. O título de Cidadão ou Cidadã Caxiense corresponde a um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade. No caso de Silvana Toazza, nasceu em 13 de abril de 1975, em Nova Bassano/RS, e veio residir em Caxias do Sul no ano de 1995.

Marisol discursou em nome de todos os parlamentares e recordou do tempo em que dividiu os bancos acadêmicos com Silvana, no Curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ao relatar as origens de Silvana, na cidade de Nova Bassano/RS, e a relação de amizade que estabeleceram, Marisol mencionou desafios que enfrentaram, como a morte de uma amiga em comum chamada Elisangela Costa. Ao mesmo tempo, recordou de muitas conquistas e do espírito empreendedor de Silvana, que, desde 2020, além de jornalista, tornou-se empresária, ao lançar e editar o site silvanatoazza.com.br, portal com assuntos ligados à economia, ao empreendedorismo e à cultura. Marisol disse sentir orgulho de poder homenagear uma mulher forte, que tem aberto tantos espaços para tratar de tais áreas.

“Alguém que tem valorizado de forma impecável a história de nossa região, o desenvolvimento de Caxias do Sul e a vida de quem escolheu esse lugar para viver, morar, empreender, crescer. Eu tenho em ti, Silvana Toazza, uma inspiração. Tu és uma referência no teu trabalho, uma referência de autenticidade, algo que faz de ti uma pessoa única em energia, com vontade de fazer mais e melhor todos os dias. Que a gente possa celebrar muitas alegrias ainda, minha amiga do coração, Cidadã Caxiense. Assim como eu, Caxias do Sul te abraça, esta Casa te abraça e agradece por tanto. E obrigada por ser assim tão especial, uma filha ilustre de Nova Bassano agora com dupla cidadania”, enfatizou Marisol.

A vereadora recebeu intenso agradecimento de parte da homenageada. Silvana Toazza também agradeceu aos demais parlamentares e aos amigos e familiares. Da família, mencionou um a um, com amorosidade, destacando, em especial, o apoio do marido, o escritor e também Cidadão Caxiense e jornalista Marcos Kirst, dos pais Altemir (in memoriam) e Lurdes, dos irmãos Sinara e Tiago e dos sobrinhos: João Vitor, Laura e Rebeca.

Segundo a jornalista, liberdade e responsabilidade foram valores ensinados em casa, juntamente com o incentivo à educação e o respeito à cultura italiana, com ênfase ao Talian, que é sua segunda língua e com a qual saudou o público presente. Como os pais não conseguiram prosseguir na escola, fizeram de tudo para que os filhos tivessem uma formação, e Silvana demonstrou muita gratidão pelo fato deles terem lhe oportunizado o estudo. Hoje, ela compartilha a conquista do título de Cidadã Caxiense com todos e com a cidade que a acolheu e onde fez de sua história um exemplo no campo da comunicação.

“Caxias do Sul, eu te adotei para viver e aqui construir minha história, para dedicar a minha paixão como entusiasta de empresas, empreendimentos e iniciativas inovadoras. E, agora, você, Caxias do Sul, me retribui grandemente, me concedendo este magnifico título de Cidadã Caxiense, por meio de vereadores que representam todos os setores da sociedade. Significa que aquilo que pulsava em nossos corações se materializa em prática. O destino me possibilitou que nos encontrássemos e nos reconhecêssemos. Foi uma sintonia de almas. Sou sua filha legitima a partir de hoje e passo a ter dupla cidadania”, celebrou Silvana, sublinhando, também, o quanto de boas lembranças carrega de sua terra natal.

Além da homenageada, da vereadora proponente da distinção e do presidente Lucas Caregnato/PT, que saudou a atuação de Silvana e a relevância do trabalho jornalístico responsável e ético para a história da sociedade, esteve na mesa de autoridades a 2ª vice-presidenta da Casa, parlamentar Andressa Marques/PCdoB. O prefeito Adiló Didomencio/PSDB foi representado pela coordenadora de Comunicação da prefeitura, Fabiana de Lucena. 

 

SAIBA MAIS SOBRE A HOMENAGEADA

- Natural de Nova Bassano/RS, Silvana Toazza nasceu em 13 de abril de 1975 e é filha de descendentes de imigrantes italianos que se radicaram no interior da Serra Gaúcha, unindo as famílias Zanchett e Toazza. Jornalista profissional formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS),  veio residir em solo caxiense no ano de 1995, atuando como produtora de programas na Rádio Caxias, como repórter e editora da seção de Economia no extinto jornal “Folha do Sul”.

- Ao longo de 19 anos, foi colunista e editora de Economia no jornal “Pioneiro”, de Caxias do Sul, respondendo pela página “CaixaForte”. Por suas mãos, a coluna de economia Caixa-Forte, da qual foi titular por 18 anos, vivenciou avanços significativos ao se transformar em colorida, em página inteira e diária. Ao passar a ocupar o espaço nobre da página 2, tornou-se o “abre-alas” do jornal, não raro encabeçando os temas mais lidos no site e nas redes sociais do veículo.

- Desde março de 2020, edita o site silvanatoazza.com.br, portal com assuntos ligados à economia, ao empreendedorismo e à cultura. Junto ao marido Marcos Fernando Kirst, também jornalista, administra a empresa Calíope Comunicação, Marketing e Publicações Ltda., produzindo trabalhos de assessoria de imprensa a diversas empresas regionais, bem como os serviços de consultoria editorial e produção de livros institucionais de resgate historiográfico.

- Neste ano de 2025, Silvana Toazza celebra datas significativas, como os 30 anos de vida e atuação em Caxias do Sul, seus 50 anos de idade e os cinco primeiros anos do portal de notícias.

- Em sua carreira, acumulou os prêmios de Destaque Comunicador da Qualidade de 2012, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); o Troféu de Jornalismo Impresso pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha em 2015; o Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento, etapa local, em categorias como Inovação e Cobertura do Ano; e, em 2024, foi contemplada com o Troféu Mérito Talian, título de reconhecimento pela sua relevante contribuição em favor da Etnia Italiana nos 150 anos da Imigração Italiana.

29/08/2025 - 23:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo