Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos quer incluir a Ultramaratona Desafio do Padre no Calendário Oficial do Município

Pelo projeto de lei da vereadora, a atividade aconteceria no mês de novembro de cada ano


Foi apreciado, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28/08), o projeto de lei (PL) 77/2025, que institui a “Ultramaratona Desafio do Padre”, como evento oficial no município caxiense, a ser realizado todo ano, no mês de novembro. Tendo como proponente a vereadora Marisol Santos/PSDB, o PL aguarda retorno para a segunda discussão e votação.

Segundo o ofício, a atividade é um evento esportivo de grande relevância para Caxias do Sul, tendo em vista sua capacidade de promover o turismo esportivo e religioso, além de valorizar e integrar aspectos ambientais, culturais, educacionais e artísticos da região. Além disso, a prova representa uma expressiva oportunidade de projetar o nome de Caxias do Sul no cenário nacional, conferindo visibilidade e destacando a cidade como um polo de importantes eventos esportivos e culturais. Sua inclusão no calendário oficial é compreendida como uma forma de consolidar essa representatividade.

Na primeira edição, realizada em novembro de 2024, o evento reuniu quase 300 atletas de diversas cidades, sendo 65% provenientes de fora de Caxias do Sul. A presença de participantes de outros municípios evidencia o impacto positivo da ação no fomento ao turismo local e geração de renda para a economia caxiense. Para o futuro, a organização projeta um crescimento no número de inscritos, aproximando-se de 500 atletas já na segunda edição. Essa expansão demonstra a relevância da iniciativa e seu potencial de se consolidar nos próximos anos, fortalecendo ainda mais sua presença no cenário regional e nacional.

O percurso da ultramaratona contempla as belas paisagens e patrimônios históricos da região, incluindo a vila operária de Galópolis, a Estrada do Vinho, a Estrada do Imigrante e as localidades de São Brás e Ana Rech, atravessando os 57 quilômetros do Caminho do Beato Padre João Schiavo.

Além disso, de acordo com o documento, a ação enaltece uma colaboração entre diversos órgãos públicos, como a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Brigada Militar e Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A inclusão da prova no calendário oficial do município facilitará a articulação e o suporte desses órgãos assegurando a segurança, o sucesso e a continuidade do evento.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

28/08/2025 - 13:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo