Voltar para a tela anterior.
A criação da Política Municipal de Incentivo à Cultura Gaúcha em Caxias do Sul recebeu aprovação unânime dos vereadores, nesta quinta-feira (28/08). O projeto de lei (PL) 143/2024, que discorre sobre o assunto, é de autoria do republicano Daniel Santos. Para entrar em vigor, precisa, agora, ser sancionado pelo Executivo.
A proposta tem como objetivos: I – incentivar a inserção de crianças e jovens em Centros de Tradições Gaúchas (CTG), para manter viva a cultura gaúcha no município; II – fomentar os eventos ligados à tradição gaúcha, valorizando danças, comidas, vestimentas e campeonatos típicos; III – apoiar os grupos tradicionalistas em sua organização e infraestrutura; IV – incentivar a realização de eventos tradicionalistas nas escolas; V – conscientizar a população acerca da importância de valorizar a cultura gaúcha; e VI – promover concursos e premiações que fortaleçam o tradicionalismo.
No artigo 3º, o PL ressalta que tais ações poderão ser realizadas pelo poder público, por instituições de ensino, entidades representativas de classe, conselhos municipais e pelas organizações da sociedade civil isoladamente ou em parceria.
Para embasar a proposição, o autor considera que o Rio Grande do Sul é facilmente reconhecido no país por suas características típicas, como a culinária, o chimarrão, suas danças, músicas, vestimentas e eventos. Segundo Santos, os Centros de Tradição Gaúcha também atuam na educação de crianças e jovens, que, através das danças e campeonatos, contam as histórias de seu povo e valorizam a tradição. No caso da proposição em análise, o parlamentar explica que a intenção é valorizar o tradicionalismo, incentivando-o no município, ao lado do amor pela terra gaúcha. “Acho que somos o Estado que mais tem orgulho de sua história, mas a gente precisa valorizar e eternizar nossa história não apenas na Semana Farroupilha, mas de forma contínua”, defende o republicano.
Durante a apreciação da matéria, o plenário recebeu integrantes do CTG Os Carreteiros e diversos parlamentares se manifestaram, saudando o vereador Daniel Santos pela iniciativa. Além do proponente, pediram a palavra os legisladores Edson da Rosa/Republicanos, Rose Frigeri/PT, Tenente Cristiano Becker/PRD, Capitão Ramon/PL, Calebe Garbin/PP e Zé Dambrós/PSB. Alguns lembraram episódios que vivenciaram ligados ao tradicionalismo e todos consideraram a relevância de perpetuar a cultura gaúcha, envolvendo, especialmente, as novas gerações.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:
DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 143/2024
Vereador - Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Ausente – Em representação pela Casa
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Não Votou
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Ausente - Em representação pela Casa
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Ausente - Em representação pela Casa
MAURI LUÍS MARTINELLI PDT Sim
PEDRO RODRIGUES PL Ausente - Em representação pela Casa
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Ausente - Em representação pela Casa