Voltar para a tela anterior.
Ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quarta-feira (27/08), a representante do grupo Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (ORCA), Jordana Montanari. Na ocasião, ela convidou a comunidade a prestigiar a Exposição Nacional e Estadual de Cattleya Intermedia, que ocorre de 12 a 15 de setembro, em Caxias, no Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa Nacional da Uva).
Conforme explicação da representante, o evento celebrará os 200 anos do descobrimento da Cattleya Intermedia, espécie de orquídea nativa do Rio Grande do Sul, e que sofre ameaça de extinção, além dos 15 anos da ORCA. Compartilhou que, pela primeira vez, os expositores de orquídeas serão avaliados por jurados internacionais vindos dos Estados Unidos. Serão mais de 30 espécies expostas por orquidófilos vindos de outros estados e até de outros países, como Argentina e Uruguai.
A organização do encontro tem o apoio das secretarias municipais da Agricultura, do Meio Ambiente e do Turismo, além da Federação Gaúcha de Orquidófilos. Um dos focos da exposição é o de conscientizar a população quanto à educação ambiental e a relevância de preservar a fauna local.
Os vereadores Marisol Santos/PSDB e Zé Dambrós/PSB congratularam a organização do evento, em especial um dos idealizadores, o ex-vereador Gilfredo de Camillis. Marisol destacou que a valorização do trabalho dos orquidófilos torna Caxias do Sul uma referência mundial no cultivo.
Com entrada franca, Jordana sugere que os visitantes realizem a doação de 1kg de alimento. As arrecadações serão destinadas ao projeto Mão Amiga.