Voltar para a tela anterior.

Lucas Caregnato repercute projeto de descongelamento de avanços dos servidores públicos

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei complementar aguarda votação no Senado


O vereador e presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Lucas Caregnato/PT, ocupou a tribuna para repercutir o projeto de lei complementar 143/2020, que agora se encontra em tramitação no Senado Federal e que objetiva o descongelamento dos avanços e licenças dos servidores públicos, que foram congelados durante a pandemia. A declaração ocorreu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27/08). A matéria obteve aprovação na Câmara dos Deputados ontem.

De acordo com Caregnato, o projeto de descongelamento foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas aguarda a votação no Senado. Ele convidou os colegas servidores públicos a se mobilizarem em apoio à proposição. Ainda de acordo com ele, os servidores públicos municipais, estaduais e federais que tiveram os direitos congelados por mais de 530 dias terão de volta os valores descontados.

A colega de partido Rose Frigeri/PT também demonstrou apoio à aprovação do projeto, reforçando o convite aos servidores. Na oportunidade, a petista compartilhou que o momento da pandemia foi desafiador na atuação como servidora pública. Em 2021, como professora da rede pública de ensino, considerou a exoneração do cargo.

Caregnato compartilhou, ainda, descontentamento com o tratamento que servidores têm recebido por todo o país. Lamentou as mudanças que ocorreram na Reforma da Previdência, incluindo os descontos nos salários de servidores municipais aposentados. Na visão dele, o pagamento aos servidores não afetará os cofres públicos, como tem se espalhado na internet.

27/08/2025 - 13:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo