Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27/08), o Parlamento caxiense homenageou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê pelos 95 anos de trajetória. Participaram da atividade diversas autoridades, entre elas a diretora Letiane Soares Ceriotti, junto a vários pais e estudantes, para prestigiar o momento. A distinção foi proposta pelo então vereador Edio Elói Frizzo/PSB, por meio do requerimento 77/2025, e assinada pelos vereadores Andressa Marques/PCdoB, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.
O vereador Zé Dambrós/PSB realizou o discurso de homenagem, discorrendo sobre a unidade. Contou que a Escola apresenta um compromisso com a educação pública, acolhendo e formando múltiplas gerações. Explicou que, além de paredes, reformas e ampliações, a unidade é feita de pessoas que acreditam que a educação pode transformar o futuro e que se dedicam nos Círculos de Pais e Mestres (CPMs), assim como dentro e fora das salas de aula. “Gente que, com esforço e carinho, ajudaram a construir cada capítulo desta história”, enalteceu o parlamentar. Relatou que a Escola se encontra em uma das melhores avaliações de Caxias do Sul no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No painel eletrônico do plenário, foi apresentada uma reportagem feita pela TV Câmara Caxias, contando a história da Escola e compondo entrevistas com profissionais da educação, pais e alunos da instituição. Após isto, foi realizada a entrega de uma placa para materializar a honraria. A diretora Letiane usou a tribuna para agradecer todos os legisladores pela homenagem e a todas pessoas que já fizeram parte da caminhada da Arnaldo Ballvê. “É uma grande honra representar essa escola e é emocionante pensar em tudo o que vivemos até aqui”, ponderou.
A diretora expressou que o colégio é reconhecido como um ambiente acolhedor e responsável, atuando na missão de formar bons cidadãos, comprometidos com a vida, com o outro e com a sociedade, além de destacar que tudo isto se dá pelo fruto do trabalho diário de profissionais dedicados e uma comunidade presente. Ela citou o nome de cada diretora em reconhecimento aos integrantes de cada gestão e reforçou as múltiplas atividades que ocorrem na Escola: mostras de trabalhos e projetos científicos, passeios, participações em ações esportivas, festivais de apresentações, integração de projetos sociais e educativos, entre outros.
Ao final da sessão solene, os alunos presentes no plenário entregaram recordações aos vereadores, como forma de agradecimento pela honraria.
Saiba mais sobre a Escola Arnaldo Ballvê
Conforme o requerimento que possibilitou o evento de comemoração, a trajetória do colégio está profundamente entrelaçada com a história da comunidade de Santa Lúcia da 9ª Légua. Fundada em 1930, inicialmente com o nome de “João Ramalho”, a escola funcionava nas proximidades da Igreja Santa Lúcia da 9ª Légua. Em 1962, passou a ocupar uma nova sede, em madeira, situada em frente à igreja, na Rua Jacob Luchesi. Nesse período, a escola foi renomeada para “Arnaldo Ballvê”, em homenagem ao pioneiro do rádio no Rio Grande do Sul, falecido em 1958.
Em 25 de abril de 1987, foi inaugurado o atual prédio escolar, localizado na Rua Artemin Karan. Em 2002, novas melhorias foram implementadas, incluindo a construção de mais duas salas de aula, um refeitório e sanitários. Em 2008, a escola ganhou uma quadra de esportes coberta, localizada em terreno doado pela comunidade. Já em 2020 passou por novas melhorias, incluindo a adequações de acessibilidade.
Hoje, a Escola Arnaldo Ballvê atende aproximadamente 700 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, consolidando-se como referência educacional na região.