Voltar para a tela anterior.
Vereadores estudam, nesta semana, a criação da Política Municipal de Incentivo à Cultura Gaúcha em Caxias do Sul. O texto é de autoria do legislador Daniel Santos/Republicanos e passou em primeira discussão na plenária desta terça-feira (26/08). Para entrar em vigor, o projeto de lei (PL) 143/2024, que trata do assunto, precisa ser aprovado pelos parlamentares e, posteriormente, sancionado pelo Executivo.
A proposta tem como objetivos: I – incentivar a inserção de crianças e jovens em Centros de Tradições Gaúchas, para manter viva a cultura gaúcha no município; II – fomentar os eventos ligados à tradição gaúcha, valorizando danças, comidas, vestimentas e campeonatos típicos; III – apoiar os grupos tradicionalistas em sua organização e infraestrutura; IV – incentivar a realização de eventos tradicionalistas nas escolas; V – conscientizar a população acerca da importância de valorizar a cultura gaúcha; e VI – promover concursos e premiações que fortaleçam o tradicionalismo.
No artigo 3º, o PL ressalta que tais ações poderão ser realizadas pelo poder público, por instituições de ensino, entidades representativas de classe, conselhos municipais e pelas organizações da sociedade civil isoladamente ou em parceria.
Para embasar a proposição, o autor considera que o Rio Grande do Sul é facilmente reconhecido no país por suas características típicas, como a culinária, o chimarrão, suas danças, músicas, vestimentas e eventos. Segundo Santos, os Centros de Tradição Gaúcha também atuam na educação de crianças e jovens, que, através das danças e campeonatos, contam as histórias de seu povo e valorizam a tradição. No caso da proposição em análise, o parlamentar explica que a intenção é valorizar o tradicionalismo, incentivando-o no município, ao lado do amor pela terra gaúcha.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: