Voltar para a tela anterior.
O mais novo Cidadão Caxiense é o desportista Joacir Cavagnoli, mais conhecido como “Curinga”. Em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta segunda-feira (25/08), no plenário da Casa, ele foi reconhecido pela contribuição com o automobilismo e com o esporte a motor, levando nome da cidade Brasil afora. A proposição da homenagem coube ao vereador Pedro Rodrigues/PL. Na condução da solenidade, estava o vice-presidente do Parlamento, vereador Wagner Petrini/PSB.
O vereador Pedro se pronunciou em nome do Legislativo. “O coração do ‘Curinga’ bate junto com os roncos dos motores. A grandeza dele não está apenas na velocidade e nos troféus, mas, também, na pessoa que ele é, um homem que sempre reconheceu o valor da família e dos amigos na própria caminhada”, definiu.
Para o proponente, o homenageado se trata de um aliado. “Vejo nele uma figura que ultrapassa o destaque natural dos títulos, pois é alguém cuja vida toda resulta de dedicação ao esporte e à cidade onde ele escolheu morar”, salientou.
Depois de receber a placa que o intitulou Cidadão Caxiense, “Curinga” se dirigiu à tribuna. Afirmou lembrar do primeiro troféu, em 1991, em Guaporé, onde voltaria a ganhar em 2012. “São dezenas de recordes batidos e mais de 35 anos dedicados ao automobilismo e ao esporte a motor. Quero agradecer a todos que me apoiam”, destacou.
O vice-prefeito municipal, Edson Nespolo, garantiu que, em dois anos, o município pretende viabilizar um centro para as práticas de modalidades do esporte automotivo. “O quilômetro de arrancada, por exemplo, significa convivência, confraternização. O amor por carros é uma celebração que contagia todos, com a sensação de liberdade", afirmou.
Saiba mais sobre o homenageado
Conhecido no setor automobilístico como “Curinga”, Joacir Cavagnoli é natural de Flores da Cunha e chegou a Caxias do Sul ainda criança, aos 3 anos de idade, e firmou a paixão pelo automobilismo. Aos 12 anos, começou a trabalhar em uma oficina mecânica de bairro. Aos 19 anos, fundou a própria oficina, tornando-se referência e incentivador do esporte local.
Em 1991, ao lado de familiares e amigos, ingressou nas competições de arrancada, conquistando sete troféus logo no primeiro ano. Desde então, sua carreira foi marcada por conquistas: mais de 1,5 mil troféus, mais de 25 campeonatos gaúchos, títulos nacionais e regionais e, mais recentemente, o bicampeonato do Drag Day em Caxias do Sul, em 2023 e 2024.
Fabiano Hoffmann, conhecido como Chacal, o aconselhou e ajudou na inovação da categoria. Joacir estampava em seu carro, um “Opala Metal”, o nome de Caxias do Sul, tornando-se reconhecido nacionalmente como “Curinga de Caxias do Sul”.