Voltar para a tela anterior.
O número de 18.972 corresponde aos aparelhos que já se conectaram ao link da TV Câmara Caxias, que transmitiu a cerimônia de escolha das soberanas da 35ª Festa Nacional da Uva. Entre o início da noite de sábado (23/08) e metade da madrugada de domingo (24/08), direto do Ginásio do SESI, foram mais de 8h de transmissão ao vivo pela Rede Legislativa gaúcha, como o 11.2 da TV aberta digital, pelo canal 16 da Claro/NET e pelo canal de YouTube do Legislativo caxiense. Confira a íntegra da cobertura neste link: https://www.youtube.com/watch?v=pwVbY7UuVYw.
Entre 12 embaixatrizes, a eleição contemplou este trio: rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti e princesas Júlia Dalegrave Scopel e Letícia Comin da Silva. O evento acontece de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque Mário Bernardino Ramos (pavilhões). A edição marca os 95 anos da festividade e dá sequência às comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
Os dados se referem às mais de 8 horas de veiculação e às horas posteriores, quando quem não pôde conferir em tempo real consultou a publicação da live. Apenas no YouTube, as 18.971 conexões se distribuíram entre smart TVs (64,7%), aparelhos móveis (26,6%), computadores (7,2%) e tablets (1,5%). O chat da transmissão somou 2.609 reações e 792 mensagens, com o pico de 1,3 mil dispositivos conectados durante o período ao vivo.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Lucas Caregnato/PT, que também é vice-presidente da Comissão Comunitária da festa, o Parlamento reiterou o compromisso com a visibilidade da atração, que marca a identidade cultural do município. “No momento em que a TV Câmara se encontra em processo de implantação do sinal aberto, o Legislativo intensifica a sua conexão com a comunidade. O mesmo perfil externo de transmissão ao vivo já aconteceu no Carnaval de Rua, em março passado, e no recente acendimento da Chama Crioula”, destacou.
Ao longo da cobertura, estiveram envolvidos 25 profissionais, entre produção, técnica, comentários e entrevistas em tempo real, abrangendo três eixos temáticos: cultura, história e moda. Também houve a interpretação integral na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Direto do estúdio, o jornalista Fábio Carnesella mediou junto com os comentaristas Anthony Beux Tessari (historiador e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS), Valdir dos Santos (artista plástico) e Vivian Boff (estilista). Na reportagem, estiveram os jornalistas Fábio Rausch e Marliva Gonçalves. Na direção, o chefe da Assessoria de Comunicação Social da Casa, Thales Comerlato Castagna, e a coordenadora de programação da TV, Caroline Dall’Agnol.
A Festa Nacional da Uva é considerada um dos maiores eventos comunitários do Brasil. Esta 35ª edição traz o tema “Fruto de um Sonho Imigrante”, relevando os pioneiros italianos e as mais de 50 etnias que constituíram a cultura local.