Voltar para a tela anterior.
Uma previsão de R$ 6,318 milhões para o FIESPORTE 2026 foi anunciada aos vereadores pelo secretário municipal do Esporte e Lazer, Olmir Cadore. Ele participou de uma audiência pública da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, realizada na noite desta quinta-feira (21/08), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Na condução dos trabalhos, estava o presidente do grupo parlamentar, vereador Calebe Garbin/PP.
O secretário explicou que, internamente, a pasta solicitou que o valor seja incluído na proposta da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) de 2026, que se encontra em elaboração na Prefeitura. O Executivo terá que enviar até o final deste mês a peça da LDO, que norteará o orçamento do ano que vem. Caso a rubrica do FIESPORTE alcance aquela cifra, o aumento da verba será de 11,11% em relação à edição atual.
De acordo com o chefe da pasta, até o início do próximo mês de outubro, a secretaria deverá publicar o edital da edição de 2026 do FIESPORTE. Todo ano, o programa municipal financia projetos esportivos de interesse público. Cadore espera que, para o próximo ano, sejam aprovados em torno de 200 iniciativas. Em 2025, o montante contemplado superou o número de 100. São mais de 60 modalidades esportivas praticadas na cidade.
Entre os participantes que se manifestaram, Fábio Carnesella (jornalista) e Rúbia Macedo (diretora de esportes da União das Associações de Bairros, a UAB) solicitaram mais divulgação do FIESPORTE, de modo que os desportistas tomem conhecimento do edital e das respectivas regras. Chegou a ser cogitada mídia espontânea a partir de um leque maior de veículos de comunicação e de influenciadores digitais.
Coordenador do programa de fomento, Rafael dos Santos comentou que a secretaria está buscando um denominador comum para garantir melhor divulgação. Lembrou, ainda, que, por meio de orientações junto à categoria, foi possível qualificar a redação dos pedidos de apoio, a partir de quem deseja inscrever projetos.
Além do vereador-presidente Calebe Garbin/PP, fazem parte da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer os vereadores Daiane Mello/PL, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.