Voltar para a tela anterior.
Prestação de contas da Comissão Temporária Especial para Revisão do Regimento Interno da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Resolução 244/A, de 25 de novembro de 2014) foi o tema do grande expediente do vereador Edson da Rosa/Republicanos, na sessão ordinária desta quinta-feira (21/08). O parlamentar anunciou que o prazo de vigência da comissão foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2025 (requerimento 85/2025) para maior análise dos parlamentares, antes da apreciação em plenário.
Como presidente da comissão, Edson contou que, desde o início das reuniões, em 5 de maio, já foram feitos 14 encontros, e dois títulos foram apreciados. Atualmente, o grupo é formado pelos vereadores Rose Frigeri/PT (relatora), Daiane Mello/PL (revisora), Andressa Marques/PCdoB, Alexandre Bortoluz/PP, Calebe Garbin/PP, Hiago Morandi/PL, Sandra Bonetto/Novo e Zé Dambrós/PSB. Servidores membros também participam das discussões. “Depois da reunião, nós passamos um resumo para os vereadores e também para os membros da comissão. Nós estamos hoje no título III, passamos a solicitação das atividades e pedimos aos vereadores que, após lerem, se tiverem modificações para indicar, que sejam feitas por requerimento”, explicou.
Edson expôs que as adequações no regimento vão trazer diversos benefícios para a população e para o Parlamento. “Com o seminário que vai ocorrer agora em setembro (Conquista, Tchê), estamos tendo a oportunidade de visitar outras casas legislativas, que também têm o tamanho da nossa. E nós temos que fazer uma adequação para trazer mais a comunidade para dentro da Câmara de Vereadores”, afirmou.
Por fim, o republicano destacou a relevância de dois projetos da Casa, o programa Vereador/Vereadora Por Um Dia e Vereador Sombra. Também apresentou o cronograma das atividades, em 29 de setembro. Disse que haverá reunião de organização da sessão especial e da Mesa Diretora com os alunos vereadores por um dia, na Sala das Sessões Nadyr Rossetti (Plenário). Já em 6 de outubro, ocorre a sessão especial, com início às 13h30, no plenário da Casa.
Em apartes, Hiago Morandi/PL, Juliano Valim/Republicanos, Cláudio Libardi/PCdoB, Calebe Garbin/PP e Rose Frigeri/PT afirmaram que as mudanças no regimento farão com que os processos se tornem mais objetivos, facilitando a viabilização de projetos para o município.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: