Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Caxiense será entregue a Ruben Simon Lundgren

Proposta por Calebe Garbin/PP, a distinção será concedida em 3 de setembro de 2025, às 19h, no plenário do Parlamento caxiense


Foi debatido e aprovado por unanimidade entre os vereadores, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21/08), o projeto de decreto legislativo (PDL) 18/2025, que concede o Título de Cidadão Caxiense a Ruben Simon Lundgren, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura e a educação musical. Tendo como principal proponente Calebe Garbin/PP, a entrega da honraria ocorre no dia 3 de setembro de 2025, às 19h, no plenário da Casa Legislativa.

De acordo com o documento, Lundgren nasceu em 8 de maio de 1954, em Curitiba, filho de Ruben Johannes Lundgren e de Maria de Lourdes Lundgren. Desde a infância, demonstrou talento musical, influenciado por seu pai e tio, Simon Rune Lundgren. Ainda jovem, ingressou na banda Musical Esperança e estudou teoria musical no Conservatório Palestrina, em Porto Alegre. Em 1966, se mudou com a família para Caxias do Sul, onde se envolveu ativamente com movimentos musicais locais, participando de bandas escolares e aprendendo piano no Conservatório Caffi.

No ano de 1970, ele fundou a Banda Estrela da Manhã com jovens da Escola Bíblica Dominical da Igreja Assembleia de Deus, presidida por seu pai. Apesar da rotatividade de músicos devido ao serviço militar, Ruben manteve o projeto vivo, oferecendo aulas de música, o que fez a banda crescer rapidamente. Com o tempo, o grupo ganhou importância na cidade. Atuou em eventos cívicos e religiosos, funcionando como uma espécie de orquestra municipal e participando de eventos importantes, como a Festa da Uva e programas de TV.

Em 2000, Lundgren criou a Brass Band, que evoluiu para a Orquestra de Sopros Estrela da Manhã, hoje com 50 integrantes e um repertório que inclui instrumentos de cordas e arranjos criados por seu pai. A orquestra tornou-se uma referência musical em Caxias do Sul e no Estado. Ao longo de sua trajetória, ele foi o responsável por formar milhares de músicos, muitos dos quais atuam como solistas, regentes e professores no Brasil e no Exterior. Destacam-se os músicos que participam na Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul (OMCS), na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e na extinta Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul.

Em declaração de voto, Calebe Garbin/PP destacou que é possível transformar vidas e promover a cooperação e a fé através da música. “É imensurável o trabalho prestado pelo maestro Ruben ao longo de 56 anos de regência”, saudou.

Além disso, o parlamentar expressou que, mesmo que parte da comunidade não compreenda o motivo da entrega de títulos de honraria, eles são de grande relevância. Também pontuou que é necessário homenagear as pessoas em vida, enquanto elas conseguem participar das comemorações.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

21/08/2025 - 11:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo