Voltar para a tela anterior.
Se depender do vereador Capitão Ramon/PL, a Prefeitura deve unificar os atendimentos do Agenda+ e Alô Caxias, para que os agendamentos e cancelamentos de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sejam mais eficientes. A proposta foi apresentada pelo liberal durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20/08).
Conforme o Executivo municipal, no Agenda+ são marcadas consultas com médicos clínicos para pacientes a partir dos 13 anos. Os agendamentos são realizados por UBSs divididas em um cronograma para a manhã e a tarde. Já o Alô Caxias é destinado a receber solicitações de serviços, sugestões e reclamações, além do recebimento de denúncias. Durante o antedimento, quem liga deve informar a pasta referente ao serviço que deseja.
De acordo com Ramon, a demanda do Agenda+ não consegue ser atendida pelos 9 operantes. Ainda de acordo com ele, há relatos de caxienses que demoram mais de duas horas para serem atendidos, e sem a garantia de que haverá agendamento da consulta. O liberal menciona que o Alô Caxias conta com uma equipe de 6 pessoas atendendo às ligações, portanto, para ele, a unificação dos serviços traria maior eficiência nos agendamentos, quando identificados pela pasta da saúde logo no início do atendimento.
Estela Balardin/PT e Lucas Caregnato/PT lamentaram a demora no agendamento das consultas. Recordaram que o objetivo do serviço era evitar as filas nas UBSs, mas mesmo com o canal ativo, são formadas filas que chegam até as calçadas. Caregnato citou que na UBS do bairro Planalto são ofertadas apenas 5 consultas por dia, fator que leva os moradores a esperar na unidade desde as cinco da manhã.
Colegas de partido de Ramon, Daiane Mello/PL e Hiago Morandi/PL também demonstraram descontentamento com o serviço. Daiane comenta que a demora no atendimento também gera transtornos para o cancelamento das consultas. Ela lembra que, recentemente, a prefeitura emitiu um comunicado para que a população cancelasse as consultas previamente; a liberal argumenta que não é possível cancelar porque as pessoas não são atendidas. Morandi criticou a gestão municipal por não resolver o problema enquanto tem agilidade para cobrar multas por meio dos pardais eletrônicos.
Além da unificação dos serviços, Ramon acredita que a melhor alternativa para o agendamento de consultas seja a criação de um aplicativo voltado à demanda. O parlamentar argumenta que a cidade precisa aderir a novas opções tecnológicas, mas falha em canais simples, pois nem pelo WhatsApp o Agenda+ está atendendo. Sandro Fantinel/PL concorda com a ideia de criar um aplicativo e acredita que, com os investimentos feitos no serviço, pode se encaminhar esta criação.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: