Voltar para a tela anterior.
No painel eletrônico, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19/08), o vereador Cláudio Libardi/PCdoB mostrou números do Instituto de Pesquisa DataSenado em que consta a idade das pessoas que sofreram crimes cibernéticos. A maioria envolve jovens entre 16 e 29 anos, com 27% dos crimes; e pessoas idosas acima de 60 anos, representando 16%.
No espaço do grande expediente, Cláudio Libardi/PCdoB, que também é advogado, explanou que, em seu escritório, recebeu várias denúncias de crimes cibernéticos, principalmente o de estelionato virtual.
Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT disse que sua família recebeu mensagens, porém o golpe foi previsto e não aplicado porque ele checou a informação antes de confirmar o repasse dos valores solicitados pelos criminosos.
De acordo com Cláudio, há alguns meios de a pessoa se prevenir de golpes, como não compartilhar códigos de segurança. Por fim, o vereador alertou sobre o golpe do falso advogado e, na dúvida, orientou a pessoa a buscar informações ou ir até o escritório do profissional.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: