Voltar para a tela anterior.
Foi debatido e votado, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19/08), o requerimento 88/2025, que solicita a realização de uma sessão solene pelos 50 anos de trajetória do Movimento Emaús, na Diocese de Caxias do Sul. Aprovado por unanimidade entre os parlamentares e tendo como principal proponente Edson da Rosa/Republicanos, o pedido informa que o evento ocorrerá em 6 de maio de 2026, às 19h, no plenário do Parlamento caxiense.
De acordo com o ofício, a homenagem servirá como símbolo de reconhecimento da relevância do trabalho prestado pelo Movimento, que auxilia na formação ética e espiritual da juventude caxiense. Além disso, m reflete o respeito da sociedade civil e do Poder Legislativo à atuação comprometida e transformadora da unidade.
Na década de 1970, o Movimento de Cursilho de Cristandade despertava em muitos casais o desejo de servir à Igreja, a partir de seus próprios lares e com foco nos filhos e na juventude. Com esse objetivo, os padres Ivo Adamatti e Ângelo José Caetano Tronca, junto aos senhores Valmir de Oliveira Ferreira, Claudino Frizzo e Valdecir Antônio Amato Costa buscaram apoio em Porto Alegre e foram apresentadas ao curso de Emaús, que se tratava de uma experiência de três dias voltada aos jovens, com ênfase em valores humanos e cristãos. Assim, trouxeram o curso para a Diocese com o apoio dos bispos locais, realizando o primeiro encontro em maio de 1976, na Casa de Retiros Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Com o passar dos anos, o curso de Emaús cresceu e se consolidou. Em 1999, tornou-se o Instituto de Comunidades Missionárias, com uma nova proposta evangelizadora integrada ao Secretariado Nacional. Na Diocese de Caxias do Sul, são realizados quatro cursos por ano, alcançando cerca de 200 jovens. O Emaús é reconhecido por ter sido o ponto de partida na vida cristã de muitos que hoje atuam nas pastorais da Igreja, proporcionando-lhes uma experiência inicial de amor a Deus e vida comunitária.
Em declaração de voto, Edson da Rosa/Republicanos, saudou toda a comunidade envolvida com o Emaús, e contou sobre sua relação com o Movimento. “Um dos marcos que tivemos durante essa caminhada foi a realização do XI Seminário Nacional de Emaús, que retratou a maturidade atingida pela entidade”, apontou o vereador, que atualmente, é membro do Conselho da entidade. Saudou o serviço prestado por todos os componentes da unidade, que há décadas seguem orientando jovens.
Também assinaram o requerimento pela homenagem os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/Republicanos, Pedro Rodrigues/PL, Sandra Bonetto/NOVO, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO nº 88/2025
Vereador – Partido – Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Em representação
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
CLEVER ELOIR DOS SANTOS REPUB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Em representação
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Em representação
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Ausente