Voltar para a tela anterior.
Passou pela primeira discussão, durante a plenária desta terça-feira (19/08), o projeto de lei 40/2025, que institui a Tarde Azul, em Caxias do Sul. A iniciativa é voltada à conscientização, à informação e à inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. De autoria da vereadora Rose Frigeri/PT, o documento deve retornar à ordem do dia para a votação. Se aprovada, a Tarde Azul passará a ocorrer todo ano, no mês de abril, em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Na exposição de motivos, a Tarde Azul apresenta passos para fortalecer e estimular a compreensão e o respeito com as pessoas autistas. A realização dos eventos ficará a cargo da Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul (AMA Caxias), sendo preferencialmente no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos), integrando atividades recreativas e educativas. Também haverá apresentações culturais e esportivas, além da distribuição de materiais informativos.
A saber
– Conforme informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Tem como características a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo.
– Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade. (Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/)
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: