Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 70 anos da Metalúrgica Guarany

Proposta pelo vereador Edson da Rosa, a sessão solene foi realizada na noite desta quinta-feira


Os 70 anos da Metalúrgica Guarany foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (14/08), no plenário da Casa. Proposta pelo vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS, a solenidade reconheceu o papel da empresa, no desenvolvimento da cidade. Na condução das atividades, estava o vice-presidente do Legislativo, vereador Wagner Petrini/PSB. O secretário municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, representou o prefeito Adiló Didomenico na cerimônia.

O vereador Edson se pronunciou em nome do Parlamento. Citou estudos pelos quais menos de 1% das empresas brasileiras atingem as sete décadas de existência. Disse que média de funcionamento costuma ficar na faixa de 8,7 anos. Ressaltou a preocupação da empresa com a saúde mental dos trabalhadores, ao propiciar a chamada sala de descompressão. “Isso é cuidar e fortalecer essa história”, afirmou.

Depois de receberem a placa de reconhecimento do Legislativo, os diretores da organização se manifestaram a partir da tribuna. A primeira foi Vanderléa Marangoni (Administrativa). Salientou a coragem e o espírito empreendedor dos pioneiros, em 1955. “Com visão e determinação, plantaram a semente para o que somos hoje. A essência continua a mesma, em prol da qualidade, da inovação e do respeito”, enalteceu.

Em seguida, Antônio de Souza (Industrial) usou a palavra. Elogiou o esforço diário de cada um dos 40 colaboradores. “Com talento, não medem esforços para fazer bem-feito. Atuamos com força, alinhando a busca pela perfeição com estratégia comercial e estrutura administrativa”, enfatizou.

A fundação da Metalúrgica Guarany remonta a 1955, tendo sido feita por Alfredo Onzi, Nilson Soares e Bruno Garbin, que trabalhavam na Metalúrgica Eberle. Primeiramente, a empresa foi criada com o foco na fabricação de matrizes, palhas de aço e equipamentos de tecelagem. O nome Guarany foi escolhido devido à localização inicial da empresa, ao lado do Recreio Guarany, clube social da cidade situado na área central. Hoje, possui 40 colaboradores.

Em 1962, a empresa adquiriu suas primeiras prensas e incorporou novo maquinário, passando a atuar na área de estamparia, com matrizes voltadas para diversos segmentos, principalmente os mercados automotivo e agrícola.

Com a comemoração dos 50 anos e a conquista da Certificação ISO 9001, em 2005, o empreendimento passou a atender montadoras dos segmentos automotivos pesados. Em 2016, foi adquirida a linha de portas roll-up Portatech, destinada a veículos especiais, carrocerias industriais e equipamentos industriais.

No final de 2023, a Metalúrgica Guarany mudou-se para uma nova sede, com espaço mais amplo e instalações mais modernas. A empresa, antes localizada no bairro Jardim América, passou a atuar no bairro Diamantino, em uma área com mais de 2,6 mil metros quadrados.

Veja também o resumo da Sessão Solene na TV Câmara Caxias:

14/08/2025 - 22:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo