Voltar para a tela anterior.

Músico Robison Boeira será agraciado com a Comenda Medalha Irmãos Bertussi

Proposição ao pedetista foi feita pelo vereador Rafael Bueno e será entregue pelo Legislativo na Semana Farroupilha


O músico Robison Boeira receberá a Comenda "Medalha Irmãos Bertussi", entregue pela Câmara Municipal na noite de 17 de setembro, durante a Semana Farroupilha. A indicação de Boeira, que integra o diretório do PDT caxiense e já concorreu a vereador, foi feita por Rafael Bueno, líder da bancada do partido, e passou por uma avaliação tanto do Legislativo quanto de entidades ligadas ao tradicionalismo. A distinção será conferida a mais duas pessoas por reconhecidos serviços prestados em prol da cultura tradicionalista gaúcha em Caxias do Sul, além de uma comenda especial para quem se destaca em nível estadual e nacional na defesa do tradicionalismo.

"Será uma justa homenagem a quem atua em prol da nossa cultura e muitas vezes de forma solidária e voluntária, ajudando a levar a cultura de forma mais abrangente possível", explicou Bueno sobre a indicação de Boeira.

"Eu me sinto muito honrado com essa lembrança, porque sempre buscar me dedicar ao máximo ao tradicionalismo, tantos nos projetos pessoais quanto coletivos", disse Boeira, que é professor de acordeon diatônico, incentivando crianças, jovens e adultos a se dedicarem à música e ao instrumento.

Nascido em Caxias do Sul no dia 26 de junho de 1981, Boeira iniciou seu contato com a música aos quatro anos dedilhando no acordeon. Aos  seis anos, foi presenteado com um acordeon diatônico (gaita ponto) pelo seu irmão, Jonny Boeira. E, com um grande incentivo do pai, José Boeira, deu os primeiros passos na carreira musical. Teve como primeiro professor o senhor Chiquinho da Gaita, que ministrava as aulas, na residência da Família Boeira. Aos 10 anos, já tocava com os grupos musicais Tchê Gaudério, Candieiro e também com os respeitados Os Monarcas. Sendo uma atração por seu toque prodigioso. 

Sua grande paixão sempre foi a gaita ponto. E apaixonado pelo instrumento descobriu seus segredos e encantos sob a batuta dos professores Alexandre Batisti e Chico Brasil. Boeira Dedica sua carreira levando a música para além fronteiras do Rio Grande do Sul, percorrendo diversos estados do Brasil e exterior, já tocou em 11 países.

Teve três indicações ao Prêmio Açorianos de Música, incluindo o de Revelação do Ano. Por sua atuação e dedicação como conselheiro no Conselho Municipal de Política Cultural, em várias gestões, foi eleito presidente da atual gestão. É também músico autoral, com dois álbuns gravados e tem participações como músico convidado em álbuns e shows de vários expoentes da música, como Yamandu Costa, Sérgio Reis, Michel Teló, Lúcio Yanel, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Gaúcho da Fronteira e Elton Saldanha, entre outros.

Ele foi o produtor musical do Centenário Honeyde Bertussi assim como, além produtor participa como músico do “O Grande Encontro” que reúne grandes nomes da música gaúcha, desde sua primeira edição. “O Grande Encontro” realiza grandes shows em várias cidades do interior e capital do Estado. Dentre os projetos que apoia, está a “Fábrica de Gaiteiros”, do músico Renato Borghetti e foi o responsável por trazer a exposição para a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Atualmente, dedica-se a um projeto de regravações de músicas de Renato Borghetti, com arranjos mais intimistas, onde a gaita ponto é acompanhada pela flauta transversa, piano e violão.

14/08/2025 - 20:33
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo