Voltar para a tela anterior.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Diabetes Tipo 1 foi aprovada pela unanimidade do plenário, na sessão ordinária desta quinta-feira (14/08). Além da vereadora Marisol Santos/PSDB, que é a principal proponente, subscrevem o pedido os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Edson da Rosa/Republicanos, Sandra Bonetto/NOVO e Tenente Cristiano Becker/PRD.
Durante a apreciação da matéria, a vereadora Marisol ressaltou que algumas causas ela faz questão de acompanhar de perto, a exemplo dessa das famílias que possuem crianças e outros integrantes com a Diabetes Tipo 1. Da tribuna, a legisladora agradeceu a presença de integrantes do Gotas de Vida, que é um grupo que tem trabalhado em torno do assunto.
No requerimento 86/2025, os autores ressaltam que a Frente Parlamentar tem como objetivos promover o debate, propor e acompanhar políticas públicas voltadas à garantia dos direitos e da qualidade de vida das pessoas com Diabetes Tipo 1 no município caxiense.
Também explicam que o Diabetes Tipo 1 (DM1) é uma condição crônica, hereditária e não transmissível, causada pela destruição das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela produção da insulina, hormônio fundamental para o controle da glicose no sangue. A ausência ou quantidade insuficiente de insulina no organismo impede a conversão adequada da glicose em energia, o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, a uma série de complicações de saúde.
De acordo com os parlamentares, essa forma da doença costuma surgir ainda na infância ou adolescência, especialmente entre os 10 e 14 anos, mas também pode ser diagnosticada em adultos. No Brasil, a incidência é considerada alta: estima-se que ocorrem cerca de 25,6 novos casos para cada 100 mil habitantes por ano.
O tratamento exige aplicação diária de insulina e controle rigoroso da glicemia, o que demanda suporte contínuo da rede de saúde pública e acesso regular a insumos e acompanhamento médico especializado. De forma mais ampla, o diabetes é caracterizado por falhas na produção ou no aproveitamento da insulina. Quando não tratado adequadamente, pode levar ao acúmulo excessivo de glicose no sangue (hiperglicemia), aumentando o risco de complicações nos olhos, rins, coração, sistema nervoso e vasos sanguíneos.
Nos casos mais graves, pode inclusive levar à morte. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros convivem com algum tipo da doença, representando cerca de 6,9% da população nacional.
“Embora hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e evitar o uso de álcool e tabaco sejam essenciais para prevenir o Diabetes Tipo 2, o Diabetes Tipo 1 demanda uma atenção específica do poder público, por ser uma condição que não pode ser evitada e que afeta milhares de crianças, adolescentes e adultos que necessitam de suporte diário para garantir sua qualidade de vida. É dever desta Casa Legislativa promover e apoiar ações que garantam dignidade e justiça social a todos os cidadãos, especialmente aos que convivem com condições crônicas e muitas vezes invisibilizadas no debate público”, entendem os proponentes.
Neste contexto, os legisladores ressaltam que a criação desta Frente Parlamentar também tem como finalidade: Dar visibilidade à pauta do DM1 nas políticas públicas municipais; Estimular o diagnóstico precoce e o acolhimento adequado nos serviços de saúde; Acompanhar a oferta e a regularidade na entrega de medicamentos e insumos pela rede pública; Promover campanhas de informação e combate ao preconceito; Apoiar instituições, famílias e cuidadores que lidam com os desafios do tratamento diário da doença; Incentivar a formação de profissionais e servidores públicos para o acolhimento humanizado de pessoas com DM1, especialmente nas áreas da saúde e da educação.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:
DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 86/2025
Vereador – Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Não Votou
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
CLEVER ELOIR DOS SANTOS REPUB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Ausente - Em representação pela Casa
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Ausente - Em representação pela Casa
RAFAEL BADO PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente - Em representação pela Casa
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Presente