Voltar para a tela anterior.
Mais visibilidade para as coordenadorias municipais da prefeitura de Caxias do Sul foi solicitada pelo vereador Cléver Bizzy/Republicanos na sessão ordinária desta quinta-feira (14/08). O parlamentar apontou a importância das ações desenvolvidas nas unidades integrantes da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), como as de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, de Juventude, da Mulher, de Acessibilidade e da Pessoa Idosa.
Cléver Bizzy contou que fazia parte da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial. Entre as atribuições dessa unidade, destacou a proposição, a articulação e a execução de políticas públicas voltadas à defesa dos direitos étnicos e raciais, seguindo três eixos: implementação do projeto “Educar para Igualdade”; promoção da igualdade racial; e combate ao racismo e à discriminação. Explicitou que a Coordenadoria de Igualdade racial não é fechada, participa com outros segmentos, como o Núcleo Qualificar a Educação das Relações Étnico-Raciais (QuERER), Projeto Favelar, Fluência Casa Hip Hop, Clube Gaúcho, Vielas Espaço Cultural, Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune), Mulheres Empreendedoras Negras e Imigrantes, Coletivo Rolé Das Pretas, Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana (CMTMA), além dos grupos de capoeira do município.
Segundo o vereador, quando se trata de assuntos raciais, se não houver uma boa organização, acaba-se havendo falta de visibilidade. Reiterou que devem surgir mais grupos para essa mobilização. Garantiu que, como vereador, deixará diversos projetos para que os movimentos possam ter corpo, voz e vez.
Acerca da Coordenadoria da Juventude, o republicano explanou que ela atua de forma integrada e próxima da comunidade, desenvolvendo iniciativas que escutam, acolhem e fortalecem a juventude. Entre as ações, estão rodas de conversa sobre temas essenciais, visitas às instituições formadoras de aprendizes, além de promover atividades de prevenção e conscientização nas áreas de saúde, combate à violência e empregabilidade.
Bizzy mencionou também a Coordenadoria da Mulher, que tem os objetivos de articular com a administração municipal, órgãos governamentais e demais entidades, a elaboração e a viabilização de planos, programas, projetos, metas e prioridades das políticas públicas dirigidas à mulher. Também busca elaborar, propor e coordenar a execução de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, em cinco eixos: autonomia e igualdade no mundo do trabalho, combate à violência contra a mulher, saúde da mulher, educação inclusiva e não sexista e valorização da mulher.
Citou ainda a Coordenadoria de Acessibilidade, criada em 2013 e conta atualmente com um agente administrativo, um assistente social, uma psicóloga e uma tradutora e intérprete de Libras. A unidade desenvolve e articula políticas públicas para a pessoa com deficiência no município de Caxias do Sul. Faz trabalho intersetorial com as demais unidades administrativas do município.
Sobre a Coordenadoria da Pessoa Idosa, efetiva-se através da articulação das diversas políticas setoriais, governamentais e não governamentais, sendo garantida por órgãos como o Conselho Municipal do Idoso, o Fundo Municipal do Idoso e a Coordenadoria Municipal do Idoso. Não realiza atendimentos, somente orientações, tanto para idosos e familiares, quanto para a rede de atendimento e demais serviços.
Nos apartes, o vereador Rafinha Bado/PL sugeriu uma secretaria específica para a acessibilidade. Edson da Rosa/Republicanos falou sobre a necessidade de mais estrutura. Já Cláudio Libardi/PCdoB e Estela Ballardin/PT defenderam mais políticas públicas para as áreas mencionadas. Na opinião de Libardi, a igualdade é promovida por meio de políticas públicas.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: