Voltar para a tela anterior.
O vereador Aldonei Machado/PSDB propôs uma audiência pública com integrantes das comissões de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) do Legislativo caxiense, autoridades competentes e pecuaristas para tratar do uso de queimadas controladas no interior.
No espaço do grande expediente desta quinta-feira (14/08), o vereador Aldonei relatou que teve uma conversa com um agricultor de Criúva, sobre o uso de queimadas controladas para limpeza e renovação do terreno. O tucano afirmou que o pecuarista recebeu notificação da Patrulha Ambiental (PATRAM) logo após o início da queimada. Mesmo sendo uma queimada controlada em um ambiente pequeno de dois hectares, segundo o parlamentar, a multa foi considerada alta e seria equivalente ao cobrado em Área de Preservação Permanente (APP).
De acordo com Aldonei, o propósito da audiência pública seria rever a legislação vigente. A ideia seria manter os cuidados com a floresta nativa e o terreno, mas poder flexibilizar para a queimada de limpeza. A ideia da audiência pública foi saudada pelos vereadores Claudio Libardi/PCdoB e Sandro Fantinel/PL.
Por fim, Aldonei convidou a comunidade para celebrar a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, nos Pavilhões da Festa da Uva. Inédito em Caxias do Sul, o evento tem acesso gratuito à comunidade. O legislador elogiou o trabalho do coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, em torno da iniciativa, que será promovida nesta sexta-feira (15/08) e no final de semana. A chama será acesa amanhã (15/08), nos Pavilhões, e distribuída a outras regiões, a partir de uma cavalgada que sairá dos Pavilhões em direção ao Monumento Nacional ao Imigrante.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: