Voltar para a tela anterior.
O atraso para a construção do Centro de Bem-Estar Animal de Caxias do Sul foi o tema abordado no grande expediente de Daiane Mello/PL, durante a sessão ordinária desta terça-feira (12/08). A partir da tribuna, ela questionou os motivos para a demora do seguimento da obra.
A vereadora explicou que a licitação inicial para o projeto de implantação do Centro ocorreu em 2019. Durante 2020, o Município desistiu de implantar o espaço, alegando falta de recursos para pagar a construção. Em 2021, foi apresentado o Projeto do Parque Municipal de Proteção Animal, que serviria como substituição à ideia do Centro e, durante o ano de 2022, foram definidas três áreas para consulta pública sobre sua instalação. No mesmo ano, a Câmara Municipal aprovou a permuta e a área para a construção do Parque é, enfim, escolhida.
Daiane contou que, em maio de 2024, a Prefeitura abriu a licitação para a construção do Centro de Proteção Animal, e em agosto, foi assinada a ordem de início para a obra. Em março de 2025, foi noticiado que as obras, já com seis meses de atraso de execução, deveriam passar por uma nova licitação. A justificativa dada foi por que o valor está acima do que o Executivo pode pagar, assim como afirmado no ano de 2020.
O histórico de demora para o início de tais obras foi questionado pela parlamentar, que apresentou um vídeo no painel eletrônico do plenário, que foi divulgado nas redes sociais do atual prefeito, Adiló Didomenico, durante o período de campanha eleitoral, onde a construção da unidade é enaltecida. Segundo Daiane, o contexto configura estelionato eleitoral. Expressou que, atualmente, não há nada no espaço onde o Parque deveria ser construído. “Eu estive lá, e vi que o local é apenas uma plantação de feijão e milho”, lamentou.
Além disso, citou que a empresa que deve realizar a obra deveria ter sido anunciada em 5 de agosto de 2025, o que não aconteceu. Em apartes, Andressa Mallmann/PDT, Andressa Marques/PCdoB, Cláudio Libardi/PCdoB e Zé Dambrós/PSB participaram do debate levantado pela colega. Dambrós comunicou que o edital que retifica a licitação para o início das obras foi publicado na manhã de 12 de agosto, e que logo a empresa realizadora da construção do parque deve ter seu nome divulgado em breve, o que foi comemorado por Daiane.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: