Voltar para a tela anterior.
A Chico Tornearia recebeu aplausos no Legislativo, nesta quinta-feira (07/08), quando foi homenageada pelas três décadas de atividade em Caxias do Sul. A distinção partiu de proposta do vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola) e a cerimônia foi conduzida pela segunda secretária da Mesa Diretora, Andressa Mallmann/PDT.
Bortola discursou em nome dos vereadores, recordando da trajetória de sucesso do empresário Enderson Luis Leite, o Chico, que começou o empreendimento metalmecânico em uma garagem de 36 m² e, hoje, funciona em 7 mil m² de área construída. “É uma empresa que não só gera empregos e oportunidades, mas que se tornou um exemplo de inovação. Por isso, desejo vida longa ao protagonismo da Chico Tornearia”, enfatizou o parlamentar, lembrando que conheceu a história da tornearia a partir de Ariel, filho de Chico.
Bortola observou que não é fácil ser empreendedor no Brasil, em razão da carga de impostos, da falta de infraestrutura e de logística e da burocracia. Entretanto, Chico venceu essas barreiras e tem desenvolvido um negócio de progresso e de soluções no segmento da usinagem. Nesse sentido, a homenagem do Parlamento pelos 30 anos da tornearia enaltece o crescimento constante e a contribuição da empresa para o desenvolvimento da Serra Gaúcha.
Na tribuna, diante dos vereadores, de amigos e da família, com destaque à esposa Viviane e aos filhos Ariel e Bruna, o empresário Enderson Luis Leite teceu agradecimentos. Disse que o negócio nasceu de um sonho dele de ser empreendedor. “O que mais me motiva é ver a empresa contribuir com a cidade, principalmente com a geração de empregos”, destacou, externando gratidão aos colaboradores, aos fornecedores e, em especial, aos clientes.
Também deixou seu muito obrigado à Câmara e ao vereador Bortola, pela honraria. “Ela ocupará um lugar especial em nossa empresa”, afirmou, referindo-se à placa de homenagem que os parlamentares lhe entregaram.
Representando o Executivo caxiense, o vice-prefeito Edson Néspolo disse que 30 anos de trajetória é uma vida. Nesse sentido, cumprimentou o empresário e sua família pela persistência, pela coragem, pela fé e pela capacidade de agir. “Sua empresa, Chico, é um orgulho para todos nós, caxienses”, declarou.
Veja a Sessão Solene na íntegra:
CONHEÇA MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DA CHICO TORNEARIA
- A empresa Chico Tornearia começou suas atividades no ano de 1995, na região do bairro de Lourdes. O ponto de partida foi uma garagem da família, medindo 36m², onde Enderson Luis Leite, conhecido como Chico, deu início ao empreendimento. Com um torno mecânico e uma imensa vontade de transformar ideias em realidade, Chico começou sua jornada com esperança e determinação.
- O que começou como um sonho de uma única pessoa hoje é uma história de sucesso que envolve mais de 90 colaboradores e mais de 80 máquinas, representando o esforço e a dedicação de todos os envolvidos.
- Em seus primórdios, a empresa Chico Tornearia fabricava roldanas de portão para clientes de Caxias e região e, atualmente, atende a todos os lugares do Brasil com uma diversificada gama de produtos. Entre os quais: buchas de alta precisão, peças para montagem de cilindros e guindastes, eixos e buchas para mecanismos, parafusos especiais, porcas, pinos, arruelas, tirantes, mancais, bocais para tanques de combustível, hastes, tubos de sucção e insertos metálicos para injeção.
- Atualmente, a empresa funciona no bairro de Ana Rech e conta com mais de 7 mil m² de área construída.