Voltar para a tela anterior.
A 4ª edição do projeto cultural Soul Duetos – Circuito Arte e Música da Serra Gaúcha foi divulgada na sessão ordinária desta quinta-feira (07/08), no espaço de Acordo de Lideranças. A apresentação da iniciativa foi feita por cinco minutos pelo produtor cultural e idealizador do evento, Jorge de Jesus (DJ Mono).
Ao discorrer sobre o evento, DJ Mono recordou de seu pai, Jorge Rocha de Oliveira, pelo incentivo da arte como motor de transformação. Relatou que Jorge Oliveira foi referência na sociedade caxiense e na luta pela população negra. Foi um dos pioneiros da extinta Escola de Samba Os Protegidos da Princesa e, em 1980, na sessão do dia 21 de outubro, o Parlamento caxiense o homenageou com a denominação de uma rua no bairro Jardim Eldorado, pela lei 2.807/1983.
O representante explanou que o evento Soul Duetos foi iniciado nesta semana pela Volume Um Produtora. Conforme ele, a proposta é circular por cinco cidades da região: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Vila Flores, para levar uma programação de shows e oficinas artísticas, painéis de debates, exposição de documentários e música sertaneja. O evento vai ocorrer até outubro, para conectar artistas e territórios e promover a cultura com encontros de expressão coletiva.
A primeira edição do Soul Duetos aconteceu em 2014, ainda com o nome de Caxias Soul Duetos. A expressão “Soul” (alma, em inglês) surge como una metáfora do encontro da música com a alma. As edições seguintes foram realizadas em 2015, 2017 e 2024. A programação completa das atrações pode ser conferida nas redes sociais, pela página @caxiassoulduetosoficial.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: