Voltar para a tela anterior.
Construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Romana, aumento excessivo nas contas de luz dos caxienses e 1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais foram temas debatidos pelo vereador Wagner Petrini/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (06/08). O parlamentar comemorou a assinatura do início da construção da UBS da Vila Romana, no bairro Desvio Rizzo. Atentou, ainda, sobre os acréscimos nas contas de luz, decorrentes de mudança de bandeira tarifária definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Sobre a construção da nova UBS da Vila Romana, na região do Desvio Rizzo, o socialista avaliou de forma positiva os trabalhos do governo municipal. Disse que o ato de assinatura da obra aconteceu na Escola Leonor Rosa, no último sábado (02/08). De acordo com Petrini, na administração do ex-prefeito Daniel Guerra (2017-2019), essa comunidade foi afetada pelo fechamento do Centro Comunitário.
Outro assunto que o legislador trouxe à tona foi o recente aumento nas contas de luz, aprovado na última semana pela Aneel. Informou que entrou em contato com o coordenador do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Jair Sauza, para saber os procedimentos que estão sendo feitos, por conta de queixas recebidas da população em seu gabinete, nos protocolos de reclamação na Prefeitura, e via ligações ao Procon.
Nos apartes, Calebe Garbin/PP expôs que sugeriu, em virtude do assunto, uma audiência pública, com a presença de representantes da CPFL Energia, do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública de Caxias do Sul, agentes da Aneel, e governo municipal, se necessário. O encontro servirá para encontrar soluções ao problema, em vista do anúncio de aumento para bandeira tarifária, para este mês, considerando um impacto de cerca de 15% na luz, afetando diretamente as pessoas com menos condições. Já Daiane Mello/PL repercutiu que articulou com outros parlamentares um pedido de informação, que irá à plenária, sobre aumentos na cota que teriam chegado a 100%.
Wagner finalizou com convite à comunidade para o segundo final de semana do 1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais de Caxias do Sul, que ocorre no Parque de Eventos da Festa da Uva. Apresentou vídeo das atrações dos dias 8, 9 e 10 de agosto. Deu destaque para a entrega de 22 mil ingressos aos estudantes da Rede Municipal, dos seis aos 12 anos.
Ainda no grande expediente, o socialista se disse surpreso com a posse do colega de bancada, vereador Zé Dambrós/PSB, em substituição a Elói Frizzo/PSB. Explicou que gostaria de ter sido convidado para o ato. Para deixar registrado, relatou que não sabia da movimentação política realizada. Por ser líder de bancada do partido, argumentou haver um movimento em particular, porém não partidário. Afirmou que vai acompanhar os desdobramentos. Ressaltou que o Parlamento caxiense perde com a saída de Frizzo, tendo em vista a experiência do legislador. Adiantou que vai conversar com o prefeito Adiló Didomenico/PSDB para trazer Elói de volta.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: