Voltar para a tela anterior.
Prestação de contas da viagem a Salvador (BA), no mês de julho, e cobrança à ação dos secretários da Saúde de Caxias do Sul foram feitas pelo presidente do Legislativo caxiense, Lucas Caregnato/PT, na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (06/08). O parlamentar destacou a agenda na Assembleia Legislativa da Bahia, com a assinatura de renovação do acordo de cooperação da plataforma Albavox. Solicitou, também, mais articulação em prol do município na área da saúde, a exemplo do que fazem representantes da prefeitura de Fagundes Varela e da Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul.
Caregnato destacou a ferramenta Parlavox/AlbaVox, de criação da Casa, que auxilia na divulgação de vídeo e transcrição dos discursos em plenário feitos pelo setor de Taquigrafia. Explanou que, na capital baiana, a Câmara caxiense teve a parceria tecnológica da ferramenta renovada com a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), por meio de acordo de cooperação que cede, sem custos, a utilização para a AL-BA. Informou que a ferramenta será apresentada no Congresso Nacional, para que as câmaras municipais do Brasil que queiram utilizar o recurso possam fazê-lo, para fortalecer a democracia.
De acordo com o vereador, representante da AL-BA virá ao Parlamento caxiense para trocas estratégicas, nos dias 11 e 12 de setembro. Destacou também a participação no Congresso da União dos Vereadores do Brasil (UVB), em que tomou posse como coordenador nacional, na classe Afro/Região Sul, para exercício das atividades no biênio 2025/2026.
Em apartes, o vereador Alexandre Bortoluz/PP parabenizou o trabalho do presidente e do setor de Taquigrafia da Casa. Da mesma forma, tenente Cristiano Becker/PRD e Andressa Marques/PCdoB parabenizaram a competência das taquigrafas e dos membros da Casa na realização do trabalho.
Caregnado prosseguiu em seu pronunciamento e informou que conversará com os parlamentares, presidentes de Comissões, sobre a proposta de viabilizar um Congresso da UVB na Casa.
Por fim, manifestou preocupação com a saúde de Caxias do Sul. Disse que o município precisa ser referência na área, com ações do secretário titular da Saúde, Geraldo da Rocha, e da secretária-adjunta, Daniele Meneguzzi. Para exemplificar, citou a notícia recente da formação de grupo entre secretários de Saúde de municípios da Serra, convocada pelo prefeito de Fagundes Varela, Nelton Carlos Conte, para resolução de questões locais, como a aquisição de leitos. O petista solicita que o prefeito Adiló Didomenico/PSDB cobre articulação dos secretários da pasta em Caxias do Sul, a exemplo das ações feitas pela secretária da Saúde Estadual, Arita Bergmann, que articula com os secretários municipais e ministros, e da Prefeitura de Fagundes Varela, que firmou grupo de trabalho com prefeituras da Serra.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: