Voltar para a tela anterior.

Plenário solicita informações sobre podas e supressões de árvores

Autora do ofício, a vereadora Rose Figeri/PT discursou sobre sua inquietação com a questão ambiental no município


Foi debatido, na sessão desta terça-feira (05/08), o requerimento nº 75/2025, que solicita ao poder Executivo municipal informações referentes aos critérios e planejamentos das podas de árvores no município no primeiro semestre de 2025. Autora do documento, parlamentar Rose Frigeri/PT discorreu sobre sua preocupação com o tema, apontando questionamentos sobre como os processos de poda acontecem. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos legisladores, e a prefeitura de Caxias do Sul possui o prazo de 30 dias para dar retorno ao Legislativo, de acordo com a Lei Orgânica.

O pedido foi justificado pela percepção sobre a atual política de manejo arbóreo que, segundo a Rose, tem gerado impactos ambientais e redução da biodiversidade. As seis perguntas listadas incluem a solicitação do número de podas e supressões de árvore no primeiro semestre de 2025; do critério técnico e quem realiza as vistorias para execução dos procedimentos; e se há algum plano de arborização urbana em vigor no município.

Rose Frigeri/PT explicou que o ofício foi desenvolvido após diversas denúncias da comunidade referentes aos cortes e podas de árvores. Ela destacou que o pedido servirá para que toda a população possa saber mais sobre como estes procedimentos funcionam. A vereadora também contou que, muitas vezes, árvores não foram podadas, chegando a causar perigo, o que fez com que fossem cortadas pela falta de manutenção.

O vereador Cláudio Libardi/PCdoB julgou as solicitações de Rose como pertinentes, e defendeu alteração no decreto que regulamenta as podas das árvores na cidade. Segundo ele, é muito permissivo, o que acaba por atentar contra o meio ambiente. A parlamentar Andressa Marques/PCdoB apoiou os colegas nos apontamentos e ressaltou a relevância de se preocupar com as questões ambientais. Ela tratou da qualidade das podas, que podem ser realizadas de forma indevida, causando a morte das árvores. Os legisladores Capitão Ramon Teles/PL e Sandro Fantinel/PL também participaram do debate, e sugeriram o plantio de árvores de pequeno porte, para facilitar a manutenção e amenizar os problemas que elas eventualmente podem causar quando crescem, como interferência na fiação de luz e rachaduras nas calçadas.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO n.º 75/2025

Vereador – Partido – Voto

ALDONEI MACHADO PSDB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim

ANDRESSA MALLMANN PDT Ausente

CALEBE GARBIN PP Sim

CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim

DAIANE MELLO PL Sim

DANIEL SANTOS REPUB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT – Em representação pela Casa

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Presente

MARISOL SANTOS PSDB Sim

PEDRO RODRIGUES PL Sim

RAFAEL BADO PL Sim

RAFAEL BUENO PDT - Em representação pela Casa

RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRA BONETTO NOVO Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

05/08/2025 - 17:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo