Voltar para a tela anterior.
A tradição gaúcha foi exaltada na tribuna do Parlamento caxiense, nesta terça-feira (05/08), pela 1ª Prenda Veterana do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Carreteiros e conselheira de Ética da 25° Região Tradicionalista (RT), Camila Bueno de Lima. Um dos destaques mencionados por ela foi a participação da entidade no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART) 2025, na cidade de Cristalina, Goiás.
Entre os dias 21 e 25 de julho, o CTG Os Carreteiros, que tem sua sede em Caxias do Sul, representou Caxias no evento, tendo como parceiros a Randon Corp e o Instituto Elisabetha Randon.
No espaço de acordo de lideranças, Camila também citou conquistas do CTG, como quando foram tricampeões do Festival Gaúcho de Danças (FEGADAN), nos anos de 2016, 2017 e 2018; campeões gerais do Rodeio Internacional da Vacaria em 2018, e em diversos outros festivais.
Camila contou que houve dois anos de preparação para irem ao festival em Goiás, com rifas e jantares dançantes. Nesse sentido, destacou a garra e a união do CTG para conseguir realizar este sonho. No evento, foram bicampeões da invernada adulta e vice-campeões nas danças do tropeirismo biriva, com o grupo de tropa Os Peregrinos.
Segundo ela, esses feitos premiam a luta de todas as pessoas que fazem parte do CTG, e que ajudam a enaltecer a cidade de Caxias do Sul, reconhecida nacionalmente como a cidade com maior número de entidades tradicionalistas.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: