Voltar para a tela anterior.
Nesta quinta-feira (31/07), a vereadora Marisol Santos/PSDB utilizou a tribuna para compartilhar as expectativas para o I Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha. Idealizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação do Legislativo, a qual Marisol preside, o evento ocorre no próximo sábado (02/08), das 8h30min às 17h, no Colégio Polyuni.
O encontro tem como objetivo aproximar jovens e adultos identificados, junto de suas famílias, com profissionais, acadêmicos e professores. É apoiado pela Secretaria Municipal da Educação. Apresentando a pauta à comunidade, o seminário abre as atividades da Semana Municipal das Altas Habilidades e Superdotação, prevista em lei proposta pela vereadora Marisol.
A tucana explicou que a programação contará com diversas palestras que abordarão temas como desenvolvimento emocional, o papel da família no desenvolvimento das altas habilidades, estratégias pedagógicas e acolhimento no ambiente escolar. Além de palestras, também haverá mesa-redonda.
Contente com a repercussão do seminário, Marisol compartilhou que as inscrições, que são gratuitas, esgotaram rapidamente, havendo inscritos de outros municípios do Estado. Ela enxerga que o tema tem alcançado maiores proporções, a exemplo do caxiense Pedro Eduardo Cuba, de 11 anos, que participou do quadro ‘Pequenos Gênios’, de transmissão nacional.
Edson da Rosa/Republicanos parabenizou a colega pelo trabalho em defesa do grupo, avaliando que é necessário potencializar as capacidades dessas pessoas. Para Hiago Morandi/PL, a colega iniciou um legado na discussão das Altas Habilidades e Superdotação.
Sobre as Altas Habilidades e Superdotação
É caracterizada pelo alto potencial nas áreas intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, podendo ser de forma isolada ou combinada. Pessoas com essa condição também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população mundial possui altas habilidades, em uma ou mais áreas do conhecimento. O Dia Internacional da Superdotação é celebrado em 10 de agosto, bem como o Dia Estadual da Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: