Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa presta contas de viagem a Medellín

O parlamentar deu destaque para o centro de inovação da cidade, o Mova, que aplica diversos modelos de inovação. Além disso, citou que formou um grupo para avanços de estratégias em educação e desenvolvimento de Caxias do Sul


A viagem a Medellín, na Colômbia, pelo vereador Edson da Rosa/Republicanos nos dias 7, 8 e 9 de julho foi detalhada na sessão ordinária desta quinta-feira (31/07) para prestação de contas. O parlamentar descreveu a missão e os objetivos da visita que realizou para trazer melhorias a Caxias do Sul. Anunciou que formou um núcleo para continuar a procurar soluções e formar estratégias de valorização do município.

Edson realizou a viagem numa comitiva de 16 pessoas, com as quais constituiu um núcleo estratégico para avançar em pesquisas de inovação para Caxias do Sul. Contou que o relacionamento entre Brasil e Colômbia é amigável. Explicou que Medellín, que se recuperou do narcotráfico, é uma cidade com 2,6 milhões de habitantes, 1,3 milhão de estudantes, 1,2 mil praças, 14 universidades, 1.044 quadras esportivas, 26 bibliotecas-parque e 21 Unidades de Vida  Articulada (UVA), que auxiliam na transformação social.

De acordo com o legislador, em Caxias do Sul, um sistema similar ao da UVA começou a ser feito no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, com pinturas. Comentou que foi ao centro da cidade de Medellín e não havia pontas de cigarro em nenhuma parte.

O republicano destacou o Mova (Centro de Innovación Del Maestro). Disse que esse centro de inovação se encontra em um local que anteriormente era um lixão, e foi criado por cinco docentes, formando atualmente 16 mil professores por ano, com partilha de boas práticas e escuta ativa. Expôs que o Mova é de grande extensão e tem um sistema de mobilidade com eletrocabos (teleféricos), que conecta as pessoas às oportunidades, principalmente para as camadas mais vulneráveis. Segundo o republicano, os teleféricos movimentam 80 mil pessoas por dia.

Sobre mudança cultural, relatou que na Colômbia há um a iniciativa, utilizada como um avanço tecnológico, que gratifica os cidadãos que fazem pequenas boas práticas de cidadania.

Por fim, comentou sobre o cenário desportivo e a mobilidade urbana. Em Medellín, Edson afirmou que as crianças têm acesso a práticas, como: ginástica na água, natação, mergulho, ginástica olímpica, entre outras. Já ligando residências, há escada rolante para facilitar os trajetos. Explicou que nas bibliotecas- parque têm diversos espaços, como de cultura, hip-hop, memória, biblioteca e lugar kids.

Nos apartes, o vereador Calebe Garbin/PP corroborou com o tema, comentando que a cultura é moldada pelo que é feito e pensado com recorrência. Já, Capitão Ramon/PL afirmou que Caxias do Sul pode se tornar melhor se houver convergência dessas ações.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

31/07/2025 - 18:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pietra Vitoria Pinto de Lima

Ir para o topo