Voltar para a tela anterior.
No próximo sábado, 2 de agosto, o Colégio Polyuni, em Caxias do Sul, será palco do I Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha. Organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o evento propõe discutir políticas públicas, educação inclusiva e estratégias de apoio para crianças e jovens diagnosticados ou em processo de identificação com Altas Habilidades.
O evento será realizado no Colégio Polyuni, das 8h às 17h, e conta com uma programação que contempla palestras, painéis, pitchs acadêmicos e mesas-redondas com nomes de referência na área da educação e da psicologia.
Conforme a vereadora Marisol Santos/PSDB, Presidente da Frente Parlamentar e liderança do movimento na região, o objetivo é sensibilizar profissionais da educação, famílias e gestores públicos para o desenvolvimento de políticas e práticas de inclusão voltadas a esse público: “Ficamos muito surpresos com a dimensão que o seminário tomou. Em poucas semanas, todas as vagas foram preenchidas, temos inscritos de 28 cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, confirmando o interesse crescente e a necessidade de espaços de formação e troca sobre o tema”, afirma. Marisol é Presidente da Frente Parlamentar que trabalha a temática no parlamento caxiense. Receber pessoas de tantas cidades do nosso Estado mostra que há uma demanda real por conhecimento, acolhimento e políticas públicas para atender essas crianças e suas famílias”, disse.
O evento conta com apoio do Grupo Uniftec, Colégio Polyuni, Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul e 4ª Coordenadoria Regional de Educação do RS.
Além da presidente, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação é formada pelos parlamentares Aldonei Machado/PSDB, Juliano Valim Soares/PSD, Andressa Mallmann Bassani/PDT e Daiane Mello/PL.
PROGRAMAÇÃO
Local: Colégio Polyuni, Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107, Caxias do Sul - RS.
Data: 2 de agosto de 2025 (sábado) | Horário: das 8h30 às 17h.
MANHÃ
- 8h às 8h30: Credenciamento;
- 8h30: Abertura Oficial;
- 9h: Palestra: “O desenvolvimento emocional de crianças superdotadas: prevenção para uma vida adulta saudável” com Patrícia Neumann;
- 10h: Pitch acadêmico com Aline Lenzi (UCS): “Análise e Desenvolvimento de Instrumentos para Identificação de Altas Habilidades/Superdotação em Crianças do Ensino Fundamental”;
- 10h30: Mesa Redonda: “O olhar da família, da escola e da criança: convivendo com as altas habilidades”, com a Profª. Denise Dalla Santa, Sirley Sonda (mãe), Stella Zorzo (pessoa identificada com superdotação) e mediação de Marilu Mourão Pereira (Faders).
TARDE
- 13h: Palestra: “Estratégias pedagógicas para potencializar talentos no ambiente escolar”, com Áthyllas Lopes;
- 14h30: Pitch acadêmico com Rafaela Rigon (UCS): “A percepção das famílias sobre a inclusão escolar de seus filhos com Altas Habilidades/Superdotação”;
- 15h: Painel: “O papel da família no desenvolvimento das altas habilidades”, com Larice Bonato;
- 16h: Painel com professores: “Como a escola pode ser um espaço de acolhimento e desenvolvimento?”
- 17h - Encerramento.