Voltar para a tela anterior.
Os vereadores caxienses estudam projeto que flexibiliza exigências a cemitérios já consolidados e situados em Zona de Águas, possibilitando ampliação e não regularização de túmulos, jazigos ou carneiras. O texto (projeto de lei complementar 17/2025) é de autoria do Executivo e sofreu pedido de vista por 10 dias, durante a plenária desta quinta-feira (31/07).
A prorrogação foi solicitada pelo parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB e aceita pela maioria dos legisladores (12x5). O socialista informou que deverá aportar na Casa uma mensagem retificativa do prefeito Adiló Didomenico/PSDB, pois a intenção seria atender demanda apenas de localidades do interior que dispõem de cemitérios mais antigos e precisariam ampliá-los.
Para entrar em vigor, a matéria precisa retornar a plenário, ser aprovada pelo Parlamento e, posteriormente, sancionada pela prefeitura.
Na exposição de motivos do PLC 17/2025, na forma textual em que se encontra, o chefe do Executivo informa que o foco principal da proposição envolve os cemitérios centenários da zona urbana e, principalmente, os da zona rural.
"Os cemitérios são locais de memória e respeito aos entes queridos. Com o crescimento populacional e o aumento da demanda por sepultamentos, muitos cemitérios enfrentam a escassez de espaço. Principalmente aqueles existentes em áreas rurais, que são centenários, ou quase centenários, e que abrigam toda a história da localidade. A legislação, da forma como está posta, interfere na ampliação destes locais, pois impede que estes campos santos sejam ampliados para abrigar familiares daqueles que lá se encontram. São comunidades, na sua totalidade, de muita religiosidade e que não concordam em separar seus entes queridos, mesmo após o descanso eterno", esclarece, pontuando que a pretensão da proposta é desburocratizar e autorizar a ampliação controlada desse tipo de cemitério, com a ciência do poder público e seguindo legislações ambientais vigentes.
Em termos pontuais, o texto altera e acresce dispositivos da Lei Complementar nº 246, de 6 de dezembro de 2005, que estabelece conceitos e funções da Zona das Águas (ZA) - bacias de captação e acumulação de água para o abastecimento do município de Caxias do Sul, disciplina o uso e parcelamento do solo para estes espaços.
Em parágrafo único, destaca que cemitérios já existentes serão considerados consolidados, podendo ter suas áreas ampliadas.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:
DELIBERAÇÃO SOBRE PEDIDO DE VISTA POR 10 DIAS - PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 17/2025
Vereador - Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Não
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Não
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Não
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Ausente – Por estar em representação pela Casa
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Não Votou
RAFAEL BUENO PDT Ausente - Por estar em representação pela Casa
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Não
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente - Por estar em representação pela Casa
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Não
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Não Votou
WAGNER PETRINI PSB Presente