Voltar para a tela anterior.

Sandra Bonetto apresenta demandas do interior caxiense

Vereadora tem promovido encontros com os moradores; já foram reunidas as comunidades Menino Deus, Loreto, São Vigílio e Cerro da Glória


A vereadora Sandra Bonetto/NOVO utilizou a tribuna, durante a sessão desta quinta-feira (24/07), para compartilhar as demandas que tem recolhido dos moradores do interior do município, por meio de encontros feitos nas comunidades. Ela conta que já houve reuniões nas localidades de Menino Deus, Loreto, São Vigílio e Cerro da Glória.

Entre as principais queixas dos moradores, na sua maioria agricultores, estão problemas relacionados à mobilidade nas estradas de chão, carência de iluminação pública e serviços de telecomunicação, como linha telefônica e internet. Os primeiros dois encontros, na Comunidade Menino Deus e em Loreto, reuniram os habitantes com representantes da Rio Grande Energia (RGE), concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município.

O encontro em São Vigílio também incluiu o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a empresa de telefonia Unifique. No acompanhamento das demandas, Sandra percebeu que a presença dos secretários municipais também seria necessária para as próximas reuniões. No Cerro da Glória, participaram representantes das pastas da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Gestão Urbana; do Meio Ambiente; e de Obras.

De acordo com a parlamentar, os pedidos passados à prefeitura são simples, sendo a maioria de serviços já prestados na área urbana. Solicitou maior compromisso com a manutenção das estradas, visando facilitar o trajeto de veículos, como tratores. Além disso, a vereadora contatou o secretário de Gestão Urbana, Rodrigo Weber, para encontrar meios de instalar pontos de iluminação nos trechos, que têm processo diferente por se tratarem de vias privadas, e não públicas.

Claudio Libardi/PCdoB reforçou que o Executivo deve, por meio das subprefeituras responsáveis pelas comunidades, organizar uma agenda para o patrolamento das estradas. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa, Libardi enxerga a necessidade de alterar o modelo de cascalhamento no interior do município que, segundo ele, atualmente, é limitado.

Aldonei Machado/PSDB ratificou o pedido de mais pontos de iluminação pública. Em acompanhamento dos distritos de Criúva e Vila Seca, afirma que são cerca de 200 agricultores sem iluminação.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

24/07/2025 - 13:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo