Voltar para a tela anterior.

Legislativo outorga ao médico Luis Alberto Zanettini o título de Cidadão Caxiense

O urologista é referência na medicina e foi reconhecido pela contribuição com a cidade


O mais novo Cidadão Caxiense é o médico Luis Alberto Zanettini. Ele recebeu a condecoração em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O ato aconteceu na noite desta quinta-feira (17/07), no plenário da Casa, e reconheceu o urologista, que é referência na medicina. A proposta da homenagem partiu do vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS. Na condução da solenidade, estava o vice-presidente do Parlamento, vereador Wagner Petrini/PSB.

Coube ao vereador Edson se manifestar em nome do Legislativo. Destacou ser amigo do homenageado há mais de 30 anos. “Trata-se de um cidadão com valores elevados que atua com ética, humanidade e humildade. Nós somos pontes, o elo que pode ajudar alguém que esteja do outro lado”, salientou.

De acordo com o republicano, Zanettini nunca poupou zelo para com os pacientes. Enfatizou o envolvimento familiar. Afirmou que o legado, na prática médica, está nos atendimentos, indo além do profissional para ajudar quem precisa.

Edson encerrou o pronunciamento com a última estrofe da canção “Certas coisas para dizer”, de Jorge Trevisol: “o que eu penso a respeito da vida é que um dia ela vai perguntar o que é que eu fiz com meus sonhos? E qual foi o meu jeito de amar? O que é que eu deixei para as pessoas que no mundo vão continuar? É para que eu não tenha vivido à toa e que não seja tarde demais”.

Depois de ter em mãos a placa que ratificou a honraria, o Cidadão Caxiense se dirigiu à tribuna, para agradecimentos. Na ótica dele, a titulação ultrapassa a formalidade e se inscreve no próprio coração, com amor, fé e trabalho. Lembrou que, desde criança, aprendeu a dar mais importância aos valores da vida do que às posses materiais. “Sempre busquei trabalhar com ética e senso do dever”, definiu.

O médico contou ter se dedicado exclusivamente à urologia, ao longo de 43 anos, cuja atuação classificou como intensa. Pontuou milhares de cirurgias realizadas, além de estágios em Barcelona, Nova Iorque e Paris. Recordou o papel como fundador da Associação dos Urologistas da Serra Gaúcha.

Zanettini garantiu que a própria vida teve propósito, a partir de caminhos por ele chamados de desafiadores e profícuos. “O exercício da medicina precisa ser com honestidade e paixão, sobretudo por ser constituída pela missão do compromisso humano”, disse.

Em seguida, o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Mencionou uma convivência com Zanettini por 18 anos, no Hospital Pompéia. Referiu que o homenageado desempenhou papel decisivo na saúde local, seja nas cirurgias de alta complexidade, em equipes de transplante, seja nos procedimentos de cálculo renal, para os quais, conforme Geraldo, agregou inovações tecnológicas. Apontou, ainda, a contribuição do urologista na formação profissional de alunos e residentes.

Veja a reportagem da TV Câmara Caxias:

 

Saiba mais sobre o homenageado

Luis Alberto Zanettini é natural de Veranópolis/RS e nasceu em 7 de fevereiro de 1954. Filho de Reimundo Zanettini e Yone Maria Fedrizzi Zanettini, o médico é casado com Oyara Maria Lucho Snel Zanettini e tem dois filhos: Ricardo Luis Snel Zanettini e Luis Felipe Snel Zanettini. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1977, destacando-se como primeiro colocado de sua turma.

Desde então, iniciou uma jornada de formação e especialização. Em 1978, concluiu especialização em Medicina do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nos anos de 1978 a 1980, realizou residência médica em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital Ernesto Dornelles. Em 1981, aperfeiçoou-se internacionalmente, obtendo o título de especialista em Urologia pela Université Paris Descartes, na França, atuando também como Assistant Étranger no renomado Hôpital Necker, em Paris.

Em 2003, concluiu o mestrado em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada à nefrectomia laparoscópica no tratamento de neoplasias do trato urinário superior. Em Caxias do Sul, atua como médico urologista no Hospital Pompéia, no Hospital Saúde e na Unimed Serra Gaúcha. Foi sócio-diretor da Litho’s Tratamento do Cálculo Urinário, referência regional no tratamento de litíase urinária.

Ao longo de sua carreira, contribuiu intensamente para a formação de novos médicos, atuando como professor de Urologia na Universidade de Caxias do Sul entre os anos de 1999 e 2008. O envolvimento acadêmico e científico se estende a palestras e conferências em diversos congressos médicos nacionais e internacionais, sendo destaque na área de atuação. É autor de várias produções científicas e capítulos de livros sobre Urologia, disseminando conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento da medicina no Brasil.

Zanettini é membro efetivo e foi diretor administrativo da Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS). Foi membro da Comissão de Título de Especialista e membro da Comissão de Ética Associativa da Sociedade Brasileira de Urologia, por duas gestões; sócio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica; e integrou o corpo editorial da Revista Científica da AMECS e da Revista Médica do Hospital Pompéia, reforçando o compromisso com a pesquisa e a educação médica contínua.

Entre os anos de 1984 e 1994, também atuou como médico efetivo do Centro de Saúde de Caxias do Sul, contribuindo para a saúde pública local. Foi ainda coordenador da equipe cirúrgica de transplantes renais no Hospital Pompéia. Em 2015, foi agraciado pelo Legislativo caxiense com o Prêmio Dr. Virvi Ramos de Saúde. “Doutor Luis Alberto Zanettini representa o que há de mais elevado na prática médica: conhecimento técnico, humanidade, ética e vocação ao serviço. Seu legado se faz presente nos pacientes atendidos, nos alunos formados, nas pesquisas publicadas e no exemplo que oferece às futuras gerações”, enfatizam os autores.

Veja também a Sessão Solene na íntegra:

17/07/2025 - 21:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo