Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17/07), foi debatido entre os parlamentares da Casa o projeto de decreto legislativo 7/2025, de autoria coletiva, que concede o título de Cidadão Caxiense a Ricardo Alexandre Barbosa, em reconhecimento a serviços prestados ao município. O ofício, que deve retornar ao plenário para votação, é de autoria da vereadora Daiane Mello/PL, e obteve apoio pelos demais vereadores do Parlamento caxiense.
De acordo com o parecer, lido por Daiane, Barbosa é mineiro, nascido em Sete Lagoas/MG, no dia 1º de outubro de 1976, e é filho de José Antônio Barbosa (in memoriam) e Alda Léa Barbosa. Durante a infância, em sua terra natal, ele foi tocado pelo chamado de Deus através de sua tia, que o convidou a participar da igreja.
Seu despertar espiritual veio com a transformação na vida de seus pais, antes dependentes do álcool, que se converteram. Tal milagre inspirou seu coração e despertou o desejo de cuidar de pessoas e ser instrumento de mudança na vida de outras famílias. Com 18 anos de idade, já liderava grupos de jovens e promovia eventos em praças e igrejas locais. Mais tarde, aos 21 anos, recebeu o convite para pastorear no Rio Grande do Sul, onde deu continuidade ao propósito divino em sua vida.
No estado gaúcho, conheceu Bibiane Ferreira, com quem se casou em 18 de dezembro de 2004. Juntos, formaram uma família e, no dia 22 de setembro de 2005, ocorreu o nascimento da filha do casal, Danielly Ferreira Barbosa. Em 5 de maio de 2013, iniciou o projeto de abrir seu próprio ministério, que se tornou a Comunidade Evangélica Geração de Abençoados, com sede própria no Bairro Fátima, em Caxias do Sul. Atualmente, a unidade conta com mais de sete igrejas e congregações espalhadas pelo município.
Desde então, o pastor tem sido incansável na missão de ganhar almas para Jesus, restaurar famílias, levar conforto aos doentes em hospitais e ministrar cultos em clínicas de reabilitação, auxiliando jovens em processos de libertação das drogas. Sua dedicação e amor pelas pessoas são marcas profundas do seu chamado. Barbosa conta com o apoio de sua família, além de uma equipe pastoral. Sua maior recompensa é ver vidas transformadas e pessoas reconhecendo Jesus como único e suficiente salvador.
Daiane relatou sobre como já conhece Barbosa há anos, comentando sobre todo o esforço e persistência que ele possui durante o desempenho de todo o seu trabalho, e afirmou que aguarda, ansiosamente, pela aprovação do projeto.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: