Voltar para a tela anterior.
Os alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Caxias do Sul apresentaram o projeto BioLoop, nesta quinta-feira (17/07), no espaço de acordo de lideranças do Parlamento Municipal. Henrique Araújo Böettge, karoline Angenendt e Maria Eduarda Suzin Pavan conquistaram o terceiro lugar na competição HackaTchê Bussiness 2025.
A maratona de inovação envolve estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual na construção de soluções tecnológicas para resolver problemas de sustentabilidade que são mostradas no SouthSummit Porto Alegre.
Na tribuna caxiense, os estudantes explicaram o que é e como funciona o biodigestor que transforma lixo orgânico em energia e biogás, recompensando quem faz o descarte certo, alinhado com os temas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e de carbono zero.
Segundo os alunos, a aplicação inicial do projeto será dentro do colégio, cujas estimativas é de uma produção de 100 kg/dia de alimentos e resíduos orgânicos. Com o biodigestor em pleno funcionamento, a produção gerará até 5.400 kWh para o colégio, que funciona em tempo integral, divulgaram.
Conforme Henrique, o orçamento que possuem para manter o biodigestor, efetuar a manutenção dos equipamentos e profissionalizar as pessoas que utilizarão o biodigestor é de R$ 6,4 mil.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: