Voltar para a tela anterior.

Grupo de Artilharia Antiaérea completa 75 anos com celebração no Legislativo

A homenagem ao 3º GAAAe Conde de Caxias partiu da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Lucas Caregnato/PT (presidente), Wagner Petrini/PSB (1º vice), Andressa Marques/PCdoB (2ª vice), Alexandre Bortoluz/PP (1º secretário) e Andressa Mallmann/PDT (2º s


O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul (3º GAAAe) recebeu distinção do Legislativo caxiense pelos 75 anos de história, em sessão solene desta quarta-feira (16/07). A homenagem à instituição partiu da Mesa Diretora, constituída pelo presidente Lucas Caregnato/PT e pelos vereadores Wagner Petrini/PSB (1º vice), Andressa Marques/PCdoB (2ª vice), Alexandre Bortoluz (Bortola)/PP (1º secretário) e Andressa Mallmann/PDT (2º secretária). O presidente Lucas conduziu a cerimônia e o vereador Bortola fez o pronunciamento em nome da Casa, retomando a história do 3º GAAAe Conde de Caxias.

Segundo o parlamentar, entre as missões do 3º GAAAe, estão: defesa antiaérea de áreas de interesses; operações de apoio à comunidade; e ajuda humanitária. Além de ressaltar a disciplina, o civismo e o compromisso com o Brasil, Bortola destacou o vínculo solidário da unidade com os caxienses. “O compromisso que o 3º GAAAe demonstra fora dos muros do quartel engrandece sua missão e mostra que servir à Pátria também é estender a mão aos que mais precisam. Rendo minha mais profunda homenagem a todos que serviram e que mantêm viva essa história de coragem, dedicação e amor ao Brasil e, em especial, a Caxias”, frisou o vereador progressista.

O presidente Lucas Caregnato agradeceu pelo empenho das Forças Armadas como guardiãs da comunidade e na busca de paz entre as pessoas. Citou a atuação na II Guerra Mundial (1939-1945), com os pracinhas lutando contra o fascismo e o nazismo, e sublinhou as funções de cuidar da segurança, da soberania nacional e do cumprimento das leis. No que se refere à legalidade, o vereador citou a atuação de Marechal Lott, que, em 1955, garantiu a posse de Juscelino Kubistchek e João Goulart, respectivamente, como presidente e vice-presidente da República.

“Marechal Lott foi o ministro da guerra que assegurou a democracia num período em que ela estava sendo ameaçada. É essa proteção que almejamos sempre, ainda mais na atualidade, quando, novamente, nossa soberania, nossa produção agrícola e pecuária, nossa indústria e nosso trabalho vêm sendo ameaçados e sofrendo interferências externas. É com a guarda de nossas Forças Armadas que precisamos contar em situações como esta e em momentos de conflitos. Nosso Brasil necessita, hoje, do amparo de cada um, para que nossos direitos e nossa presença no mundo não sejam subtraídos”, destacou Caregnato.

Veja a reportagem da TV Câmara Caxias:

 

Saiba mais sobre o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea

A unidade do 3º GAAAe é constituída pelo seu Estado-Maior, Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, Bateria de Comando e Serviços, Bateria de Canhões e Bateria de Mísseis. O atual comandante é o tenente-coronel George Koppe Eiriz, que discursou da tribuna. Ele resgatou a trajetória da instituição e seu foco na solidariedade, participando de campanhas de vacinação, reformas de escolas, resgates e auxílios em intempéries, e iniciativas de estímulo ao esporte e ao emprego. Recordou, com ênfase, da instalação, em 1918, da Sociedade Cívico-Militar Tiro de Guerra 248, que marcou os primeiros anseios da sociedade caxiense de ter um quartel. Após a II Guerra Mundial, o desejo de abrigar uma unidade especializada prevalece e, em 1950, é criado o 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos, que, em 1973, se tornaria 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) Conde de Caxias, em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, cujo título recebeu por ter pacificado a Guerra dos Farrapos.

“Pelo valor dos soldados do 3º GAAAe de ontem, hoje e sempre, agradeço pela homenagem desta Casa, que representa os destinos do povo caxiense, através de seus representantes. O Exército Brasileiro e o Grupo Conde de Caxias estarão sempre com seus homens e mulheres treinados, prontos e motivados a cumprir as missões constitucionais que a Pátria Amada lhes conferir”, salientou o comandante George Koppe Eiriz.

Ainda durante a homenagem, foi apresentada a 2ª edição do livro “O Quartel”, escrito por Juarez Nunes da Silva, o qual também se manifestou da tribuna, detalhando o percurso do 3º GAAAe e testemunhando que a unidade caxiense “tem alma”.   

Na mesa de autoridades, além do presidente Lucas Caregnato, do vereador Bortola e do comandante Eiriz, estiveram o general de Exército veterano José Carlos de Nardi, que foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e comandante Militar do Sul e do Oeste; e o secretário municipal adjunto de Segurança Pública e Proteção Social, coronel Luiz Carlos Neves Soares Junior, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

Veja também a Sessão Solene na íntegra:

16/07/2025 - 22:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo