Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo propõe uma reunião dos 23 vereadores na Secretaria Estadual da Saúde

O vereador defende a mobilização para abrir mais leitos hospitalares e ampliar o teto de gastos do setor


Uma reunião dos 23 vereadores, na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre, foi proposta pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Na sessão ordinária desta quarta-feira (16/07), o parlamentar defendeu a mobilização como forma de pressionar pela abertura de mais leitos, sobretudo no Hospital Saúde. Acredita que também seria possível intensificar a reivindicação por ampliação do teto de gastos do setor. Chamou a medida de criação de um fato político.

A manifestação de Frizzo se baseou na experiência pessoal, nos últimos dias, em acompanhamento a irmão, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Relatou serem três salas com 12 compartimentos, a maioria com camas e poltronas. “Na emergência, quem precisa de um quarto é deslocado para aquele local. Na sala amarela, havia 12 pessoas internadas, oito camas e quatro poltronas. Quem vai para a poltrona espera vagar uma cama. Ficam reunidos 12 pacientes que apresentam quadros distintos de saúde”, descreveu.

Como consequência da falta de infraestrutura, Frizzo contou que, nas referidas alas, se concentravam 36 enfermos. Disse que esperavam pela possibilidade de transferência para um hospital. Por outro lado, manifestou reconhecimento à dedicação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dos atendentes do setor de Emergência, de enfermeiras e técnicas de enfermagem.

Veja também o resumo da TV Câmara Caxias:

 

16/07/2025 - 18:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo