Voltar para a tela anterior.
Na tarde do dia 14 de julho de 2025, a vereadora Sandra Bonetto (NOVO) solicitou uma ação conjunta da administração municipal para atender a família do Sr. Ivo Onzi, residente na comunidade de Menino Deus, no interior de Forqueta. A visita contou com a presença do secretário Rudimar Menegotto, da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), do geólogo Caio Torques, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e de técnicos da Defesa Civil.
A família foi duramente atingida pelas enchentes de maio, que destruíram a vinícola familiar, parcialmente afetaram a Enocafeteria Terroir e causaram danos às residências na propriedade. Desde então, a família enfrenta dificuldades com o deslizamento de terras e fissuras nas encostas que permeiam a área, dificultando a recuperação e a continuidade das atividades agrícolas. Com o objetivo de reestruturar e diversificar a produção, incluindo a cultura do morango, a família tem enfrentado obstáculos relacionados aos resquícios das chuvas no terreno e nas encostas.
Após análise técnica, ficou evidente a necessidade de intervenção do poder público para promover a remoção de terra que cedeu e elaborar um projeto de instalação de patamares na propriedade, de modo a evitar novos deslizamentos e rachaduras. Essas ações visam devolver à família a possibilidade de permanecer na terra, cultivando os produtos derivados das videiras que cultivam há décadas, e resgatar a pujança que sempre caracterizou a propriedade na região.
O próximo passo será uma nova visita técnica, desta vez com a presença da Secretaria Municipal de Obras, para juntos projetarem as possibilidades de recuperação da propriedade e definir as ações necessárias para a reconstrução dessa importante matriz financeira para o município e a região. A vereadora Sandra Bonetto reforça a importância da agricultura e do turismo rural para Caxias do Sul e destaca que a administração pública deve contribuir com o interior, especialmente em momentos de crise, como as catástrofes climáticas que deixaram marcas e dificultam a retomada do desenvolvimento local. “Nosso compromisso é apoiar as famílias que vivem e trabalham na zona rural, buscando soluções que garantam a recuperação de suas atividades e o fortalecimento do nosso interior”, afirmou.