Voltar para a tela anterior.
Foi debatido, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10/07), o requerimento 72/2025, que solicita a realização de sessão solene, em homenagem ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul (3º GAAAe), pelos 75 anos de história. De autoria da Mesa Diretora, que é presidida pelo vereador Lucas Caregnato/PT, o pedido foi aprovado por unanimidade dos parlamentares.
De acordo com o documento, o grupo possui grande importância histórica e operacional para a segurança nacional, com as principais missões do grupo sendo: a defesa antiaérea de áreas de interesses; operações de apoio à comunidade; e a ajuda humanitária. Recentemente, atuaram em resgates e apoio logístico durante as enchentes no Rio Grande do Sul, demonstrando comprometimento com a população. O nome "Conde de Caxias", título pelo qual são conhecidos, se trata de uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, reconhecido por sua atuação na manutenção da unidade nacional.
Em 2025, o 3º GAAAe completa 75 anos de existência, eu atual comandante é o Tenente-Coronel George Koppe Eiriz. A unidade é constituída pelo seu Estado-Maior, Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, Bateria de Comando e Serviços, Bateria de Canhões e Bateria de Mísseis.
Em discussão, Alexandre Bortoluz/PP e Capitão Ramon Teles/PL opinaram sobre como o 3º Grupo de Artilharia possui um papel de extrema relevância para o município caxiense. O progressista contou que, durante a pandemia da Covid-19 e as enchentes de 2023 e 2024, o grupo prestou serviços auxiliando a população gaúcha. “Nada mais justo que a Mesa propor uma homenagem para quem atua em prol da sociedade e da Pátria”, comentou o vereador. Capitão Ramon Teles/PL afirmou que 16.500 homens já foram formados pela unidade, e que hoje desempenham papéis importantes na sociedade.
Também fazem parte da Mesa Diretora da Casa os vereadores Wagner Petrini/PSB (vice-presidente), Andressa Marques/PCdoB (2ª vice-presidente), Alexandre Bortoluz/PP (secretário) e Andressa Mallmann/PDT (2º secretária).
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO nº 72/2025
VEREADOR – PARTIDO – VOTO
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Ausente
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Em representação
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Não Votou