Voltar para a tela anterior.
O advogado e ex-funcionário público Celso Schoerpf, 83 anos, tornou-se, na noite desta quarta-feira (09/07), Cidadão Caxiense. O título foi entregue pelo Parlamento municipal, a partir de uma iniciativa do vereador Tenente Cristiano Becker/PRD. O presidente Lucas Caregnato/PT conduziu a solenidade e Becker se manifestou em nome de todos os parlamentares.
“Este é um gesto de reconhecimento que honra o serviço público. Celso Schoerpf é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa história administrativa. Cada função que exerceu foi marcada por responsabilidade, visão estratégica e ética. Receba desta Casa Legislativa e da comunidade nossa admiração, respeito e agradecimento”, enalteceu Becker, narrando a trajetória do homenageado e cumprimentando seus familiares presentes na plateia.
O título de Cidadão Caxiense é concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e passam a prestar relevantes serviços à comunidade. No caso de Schoerpf, nasceu em Santa Cruz do Sul/RS e veio a Caxias do Sul em março de 1964 para cursar o Ensino Superior. Por aqui permaneceu.
Após receber a distinção, o agraciado lembrou passagens de sua vida, citando a escolha por Caxias do Sul e amigos e familiares que lhe acompanharam desde que foi o primeiro contador no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), depois como procurador do município e professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Na noite da formatura, em vez de voltar para Santa Cruz do Sul, eu noivei com Nara Marchioro. Essa homenagem toca a gente porque, quando se parte para uma nova terra, se fica apreensivo, e Caxias do Sul foi acolhedora. Caxias é orgulho não só para o Rio Grande do Sul, mas é conhecida no Brasil inteiro”, ressaltou Schoerpf, pontuando, entre outros pontos positivos, a posição de destaque da cidade no agronegócio.
O homenageado agradeceu o apoio permanente da família e citou a felicidade que tanto o Direito quanto a docência lhe proporcionaram. “O magistério e a advocacia são duas vocações que realizam a gente”, disse, considerando irmãos todos os presentes na cerimônia desta noite.
Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, o presidente do Samae, João Uez, externou agradecimentos pela contribuição de Schoerpf à cidade. O reitor da UCS, Gelson Rech, elogiou o homenageado por sua simplicidade e pelo compromisso com o Direito. Com grande alegria, disse prestigiar a condecoração de um egresso e sempre docente da instituição. Vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Claudio Pessôa salientou o temperamento manso e afável do homenageado, agradecendo pelos ensinamentos que recebeu dele. Enfatizando a colaboração para o serviço público e para a advocacia, o presidente Lucas Caregnato cumprimentou Schoerpf.
Além da placa que outorgou o título de Cidadão Caxiense, o advogado recebeu distinção da Associação dos Procuradores do Município (APM) e da Loja Maçônica Fraternidade IV. “É uma honra pertencer ao mesmo quadro a que o senhor pertenceu. Obrigada por ser inspiração e mostrar que a persistência é o caminho do êxito”, enfatizou a presidente da Associação dos Procuradores do Município, Karin Comandulli Garcia.
Representando a Loja Maçônica Fraternidade IV e a Procuradoria Geral do município, Felipe Barreto Dal Piaz parabenizou Schoerpf pela honraria, enaltecendo-o pela dignidade com que serve à sociedade e pela ética e retidão nos ofícios de advogado e professor.
Veja também a reportagem da TV Câmara Caxias:
CONHEÇA A HISTÓRIA DO HOMENAGEADO:
- Celso Schoerpf, 83 anos, é natural de Santa Cruz do Sul. Nasceu em 24 de julho de 1941, sendo filho de Flora Josefina Assmann e Antônio Carlos Schoerpf. Chegou a Caxias em março de 1964 para cursar o Ensino Superior.
- Formou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 27 de dezembro de 1968. Além disso, possui curso superior de formação de professores em disciplinas profissionalizantes, com licenciatura plena em Direito e Legislação e Direito Aplicado.
- Em 1969, se casou com Nara Nedra Marchioro, com quem teve a filha Patrícia. Também tem um neto chamado Mateus.
- Destacou-se profissionalmente como primeiro contador do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), desde a criação da autarquia. Atuou como procurador do município de Caxias do Sul, entre 1982 e 1991, além de ter exercido o cargo de secretário municipal da Fazenda, entre 1974 e 1977, durante as administrações dos prefeitos Mario Bernardino Ramos e Mario David Vanin. Também ocupou a função de Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), entre 1985 e 1989. O homenageado ainda desempenhou outros cargos públicos no Executivo Municipal.
- Paralelamente à atuação na administração pública, Schoerpf exerce com dedicação a advocacia desde 1979, com especialização em Direito Público. Por sua longa e exemplar trajetória, foi agraciado com a Medalha de 40 Anos de Advocacia, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul - Subseção de Caxias do Sul, como reconhecimento à sua dedicação e ética profissional.
- Foi também professor de Direito Tributário e de Direito Administrativo na UCS por mais de 30 anos, tendo formado inúmeras gerações de profissionais do Direito. Pelo reconhecimento de sua dedicação ao magistério superior, foi agraciado com a Medalha do Mérito Universitário, em 1995, e a Medalha do Mérito Universitário – Jubileu de Prata, em 2005, ambas concedidas pela UCS.
- Há 14 anos, exerce, de forma voluntária, a função de Conselheiro Curador Fiscal da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), demonstrando compromisso contínuo com a comunidade acadêmica e com a gestão transparente e responsável da instituição.
Veja a Sessão Solene na íntegra: