Voltar para a tela anterior.
Na tarde desta terça-feira (9), a vereadora Daiane Mello realizou uma visita à Domus – Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha, localizada no bairro Universitário, em Caxias do Sul. A visita teve como objetivo conhecer de perto a estrutura, os serviços oferecidos e os desafios enfrentados pela instituição.
Daiane foi recebida pelo diretor executivo e um dos fundadores da entidade, Rocco Donadio, que compartilhou a trajetória da Domus desde sua fundação em 2009. A instituição surgiu da necessidade de um espaço de acolhimento para crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital Geral de Caxias do Sul – única porta de entrada para os serviços prestados pela Domus.
O espaço oferece mais do que hospedagem e alimentação. Com uma equipe multidisciplinar, a Domus garante atendimento social e psicológico, além de atuar na busca de recursos para exames, medicamentos, consultas e demais necessidades dos pacientes e seus familiares.
Segundo Donadio, em 2024 a entidade acompanhou 30 novos casos de câncer infantil, atendendo famílias dos 49 municípios da Serra Gaúcha. Em 2025, já são 10 novos diagnósticos registrados.
A manutenção da Domus depende exclusivamente da solidariedade da comunidade. Entre as principais fontes de renda estão a arrecadação e venda de tampinhas plásticas, um brechó mensal realizado na UCS e a participação em projetos financiados por empresas parceiras.
Sensibilizada com o trabalho realizado, a vereadora Daiane Mello se comprometeu a buscar recursos públicos e emendas parlamentares para auxiliar na manutenção da instituição. Além disso, anunciou a instalação de um ponto de coleta de tampinhas plásticas em seu gabinete na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, fortalecendo a corrente de solidariedade em prol da Domus.
“O trabalho da Domus é emocionante e essencial. É nosso dever, como representantes públicos, apoiar instituições que acolhem com dignidade quem mais precisa”, destacou Daiane.