Voltar para a tela anterior.

Aprovada Frente em Defesa da Primeira Infância e da Educação Infantil

Por unanimidade, vereadores caxienses foram favoráveis ao requerimento proposto pela parlamentar Rose Frigeri/PT em conjunto com mais oito legisladores


Os vereadores presentes na plenária desta quinta-feira (03/07) se posicionaram favoráveis à instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância e da Educação Infantil em Caxias do Sul. Além da principal proponente, vereadora Rose Frigeri/PT, assinam a solicitação do novo grupo os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Andressa Mallmann/PDT, Daiane Mello/PL, Estela Balardin/PT, Marisol Santos/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Sandra Bonetto/NOVO e Tenente Cristiano Becker/PRD.

Pelo requerimento 69/2025, a frente terá duração até ao final desta legislatura, encerrando as atividades no dia 31 de dezembro de 2028. No documento, os autores ressaltam que a primeira infância (seis anos completos) é uma fase primordial para todo ser humano, pois, segundo o Ministério da Saúde, nesse período, ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além do desenvolvimento da personalidade e da iniciação social e afetiva. Portanto, é uma etapa em que a criança precisa ser bastante estimulada e receber cuidados.

“Apesar de sua importância, percebemos as grandes dificuldades enfrentadas na implantação dessa etapa em nossa cidade. Essas dificuldades vêm de longa data, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo. Nossa população sente essas dificuldades no seu dia a dia. É um tema recorrente há anos e que se percebe especialmente nos bairros periféricos da cidade. Muitas iniciativas foram feitas, vários governos municipais colocaram a ampliação da Educação Infantil nos seus programas de governo, mas não deram conta da grande demanda”, percebem os vereadores, defendendo a  frente como uma união de forças.

Durante a apreciação da matéria, pediram a palavra os legisladores Rose Frigeri/PT, Edson da Rosa/Republicanos, Calebe Garbin/PP e Andressa Marques/PCdoB. Rose e Edson lembraram das origens e da relevância do Programa Infância Melhor (PIM) na cidade. Rose entende que os estagiários que atuam nessa iniciativa tinham de ser melhor remunerados porque acabam atuando em regiões distantes, mesmo em dias de intempéries. Edson destacou que a equipe do PIM olha não apenas para a criança, mas também para as mães e a família como um todo. Calebe se colocou como parceiro na composição da Frente e Andressa Marques considerou todo o recurso investido na primeira infância um investimento e não gasto público.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 69/2025

Vereador - Partido - Voto

ALDONEI MACHADO PSDB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Não Votou

ANDRESSA MALLMANN PDT Sim

CALEBE GARBIN PP Sim

DAIANE MELLO PL Sim

DANIEL SANTOS REPUB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

HIAGO STOCK MORANDI PL Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Presente

MARISOL SANTOS PSDB Sim

PEDRO RODRIGUES PL Não Votou

RAFAEL BUENO PDT Ausente por apresentar licença saúde

RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRA BONETTO NOVO Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

 

03/07/2025 - 16:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo