Voltar para a tela anterior.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promove, no dia 2 de agosto, o I Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha. O evento, que acontece no Colégio Polyuni, reunirá palestrantes e pesquisadores e será aberto à comunidade.
Ancorado sob o tema "Altas Habilidades e Superdotação: reconhecimento, acolhimento e desenvolvimento de potencialidades", o encontro busca promover a integração entre profissionais, academia, professores e as famílias de jovens e adultos identificados.
A programação completa e as inscrições para o evento podem ser acessadas no site: https://bit.ly/altashabilidadescaxias
Para a vereadora Marisol Santos, presidente da Frente Parlamentar e idealizadora do evento, a proposta de reunir a Serra Gaúcha em torno dessas discussões serve para ampliar o alcance do trabalho realizado em Caxias do Sul, que é referência: “Quando começamos a trabalhar essa pauta, lá em 2021, pouco se falava sobre superdotação. De lá pra cá, avançamos muito: passamos a ter um olhar atento às crianças na Rede Municipal de Ensino, consolidamos a política de atendimento aos estudantes identificados e dialogamos com a comunidade para que tenhamos cada vez mais atenção ao tema”, disse. A parlamentar também destaca a relevância para a região: “Representantes de diversas cidades da Serra já nos procuraram para buscar informações para melhorar o serviço em seus municípios e, agora, o Seminário vem para provocar ainda mais esse compartilhamento de aprendizados e de boas práticas”, pontuou.
O evento marca a abertura da Semana Municipal das Altas Habilidades e Superdotação de Caxias do Sul, instituída a partir de uma lei de autoria da vereadora Marisol. O Dia Internacional da Superdotação e Dia Estadual da Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação é celebrado em 10 de agosto.
As pessoas identificadas com altas habilidades e/ou superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, de forma isolada ou combinadas. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população mundial possui altas habilidades, em uma ou mais áreas do conhecimento.
A Semana Municipal das Altas Habilidades e Superdotação conta com palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades que permitem a promoção de ações socioeducativas, em favor do reconhecimento e do desenvolvimento das crianças e adolescentes assim identificados. Além disso, prevê articulação de políticas públicas municipais e reforço dos direitos já assegurados aos superdotados.
A primeira edição do Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e tem apoio do Colégio Polyuni, Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul e 4ª Coordenaria Regional de Educação.
Além da presidente Marisol, integram a Frente os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Juliano Valim Soares/PSD e Andressa Mallmann Bassani/PDT.