Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil realiza reunião extraordinária

Encontro teve significativa adesão de parlamentares e autoridades e ocorreu em razão da chuvarada dos últimos dias


Em função das chuvas acima da média que atingiram Caxias do Sul e toda a região da Serra Gaúcha, o presidente da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil, vereador Alexandre Bortoluz (PP), o Bortola, convocou uma reunião extraordinária para atualização das consequências dos eventos climáticos ocorridos entre o sábado (28) e o domingo. O encontro ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, às 16h, e contou com a presença dos parlamentares Lucas Caregnato/PT, presidente do Legislativo; Calebe Garbin/PP, Edson da Rosa/Republicanos, Capitão Ramon/PL, Hiago Morandi/PL, Daiane Mello/PL e Andressa Marques/PCdoB.

Além dos legisladores, se fizeram presentes Augusto Cavalheiro Neto, delegado titular da 8ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (8ª DPRI); João Uez, presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae); tenente-coronel Batista, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM/CBMRS); tenente Armando, coordenador da Defesa Civil de Caxias do Sul; Eder Dalla Porta, presidente da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Caxias do Sul; e coronel Luiz Neves, atual secretário-adjunto municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

Um ponto comum entre as autoridades foi o relativo alívio sobre os acontecimentos, uma vez que o volume de chuvas foi menor do que o previsto pela Defesa Civil Estadual. Caxias do Sul recebeu 94mm de chuva em 24h, abaixo dos cerca de 200mm previstos. Ainda assim, por precaução aos possíveis deslizamentos de terra, famílias foram retiradas de casas em Vila Cristina, interior do município. Rodovias federais, estaduais e estradas municipais urbanas de Caxias também sofreram alterações no tráfego devido aos danos.

Riscos de deslizamentos, alojamento às famílias resgatadas e questões de assistência social, como entregas de doações de roupas e mantimentos, foram temas tratados pelos edis, e os detalhes esclarecidos pelas autoridades presentes quanto aos procedimentos. O vereador Bortola destacou o trabalho preventivo dos órgãos públicos e de apoio e reafirmou a necessidade de seguir em atenção. “Apesar do volume menor de chuvas que o previsto, é notório que o planejamento e o preparo com antecedência dos órgãos pertinentes foram cruciais para o menor dano possível, como vimos, sem vítimas e com raras ocorrências. Ainda assim, os riscos permanecem e precisamos seguir todos em alerta”, frisou o presidente do Colegiado.

Lucas Caregnato ressaltou a importância do planejamento em situações de eventos climáticos. “Precisamos pensar a nossa legislação em medidas de curto, médio e longo prazo porque, do contrário, teremos que fazer reuniões de gabinete de crise todos os anos, sofrendo muito com essa situação”, prevê o vereador.

Os parlamentares e demais autoridades seguirão em contato permanente para o trabalho continuar transcorrendo em consonância entre os órgãos, facilitando a comunicação, a precisão das informações e ações a serem realizadas. Bortola finalizou informando que a Frente Parlamentar deve realizar uma reunião com o poder Executivo, nesta terça-feira (1º/07), para tratar de possível aumento de efetivo e aprimoramento de estrutura para a Defesa Civil municipal.

Integram a Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil os seguintes vereadores: Alexandre Prestes Bortoluz/PP (Presidente)Capitão Ramon Teles/PL (Secretário), Andressa Marques/PCdoB, Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/Republicanos, Marisol Santos/PSDB e Sandro Fantinel/PL.

30/06/2025 - 12:49
Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo