Voltar para a tela anterior.

Daniel Santos esclarece que PAPI foi instalado com recursos do município

De acordo com o vereador e líder de governo na Casa, a emenda parlamentar destinada à aplicação do sistema no aeroporto não chegaria em tempo hábil


Líder da administração municipal na Câmara de Vereadores, Daniel Santos/Republicanos ocupou a tribuna para esclarecer o processo da instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. A declaração ocorreu durante a sessão ordinária desta terça-feira (24/06), após a homologação do sistema na última semana.

Santos explicou que a instalação foi custeada com recursos do município, e não por meio da emenda parlamentar do deputado federal Marcel van Hattem/NOVO, como era previsto. Segundo o vereador, a justificativa é de que a espera pela aprovação da emenda, por parte do governo federal, ultrapassaria o tempo hábil para a homologação do PAPI no aeroporto. Explicou que o município tinha até o final de 2025 para apresentar o sistema à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ficando sujeito à restrição de operação de aeronaves comerciais em caso de não cumprimento.

Os liberais Capitão Ramon/PL e Sandro Fantinel/PL reconheceram o empenho do município para entregar o PAPI no prazo, mas alertaram que o sistema não resolve os problemas relacionados à neblina na pista. Nesse caso, sugerem que o aeroporto precisa do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, do inglês Instrument Landing System). A vereadora Sandra Bonetto/NOVO informou que o valor da emenda parlamentar é de R$ 1.249.000, destinado à instalação do indicador, e reforçou que a demora se deu por parte do governo federal. Marisol Santos/PSDB e Tenente Cristiano Becker/PRD também constataram tal situação. Segundo o líder de governo, os recursos da emenda serão utilizados para outras melhorias no aeroporto.

Aproveitando o espaço, o republicano defendeu o pronunciamento do prefeito Adiló Didomenico/PSDB direcionado aos caxienses que não buscam os exames hospitalares realizados pelo município. Em dado compartilhado por Santos, foram 650 mil exames parados apenas em 2024. A vereadora Daiane Mello/PL ouviu relatos de pessoas que recebem recomendação dos médicos para não buscarem os exames, uma vez que eles já teriam os verificado. Rafael Bueno/PDT, presidente da Comissão de Saúde da Casa, utilizou de aparte para alertar que a população também deve cumprir o papel de recolher exames e comparecer às consultas no horário. Ainda divulgou que a telemedicina será testada em julho.

Seguindo na tribuna, Daniel Santos questionou Daiane a respeito das críticas da parlamentar quanto à sinalização viária de Caxias. Em vídeo postado nas redes sociais, Daiane justifica acidentes na Rua Amadeo Rossi por falta de placas. Em resposta, Santos apresentou imagens das placas que estão presentes na via.

Sobre o PAPI
O PAPI é um sistema de auxílio visual que informa ao piloto, por meio de luzes brancas e vermelhas, se a aeronave está no ângulo ideal de descida para o pouso. A instalação desse sistema em Caxias do Sul amplia a segurança operacional em condições visuais, especialmente na região da Serra, que apresenta topografia acidentada ou meteorologia variável (Fonte: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul).

24/06/2025 - 14:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo