Voltar para a tela anterior.
Os vereadores caxienses prestigiaram, na tarde desta quarta-feira (18/06), na Praça Dante Alighieri, a tradicional comemoração popular do aniversário de emancipação de Caxias do Sul. Na próxima sexta-feira, 20 de junho, serão celebrados 135 anos de história. Foram distribuídos 3.500 potes de bolos com recheio de chocolate branco e preto. A produção da iguaria coube a alunos e professores do curso de Confeitaria do SENAC.
A emancipação
Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias já possuía 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes. Queriam melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Além dos problemas de escoamento da produção, os colonos continuavam pagando suas dívidas à Comissão de Terras e, como distrito de São Sebastião do Caí, também pagavam imposto sobre a propriedade. Insatisfeitos com a situação, comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.
Em ofício de 1º de maio de 1890 direcionado ao governador do Estado, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí posicionou-se favorável à emancipação. Assim, em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais.
* Fonte: livro Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul.