Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 135 anos da emancipação política de Caxias do Sul

A homenagem foi realizada durante a sessão ordinária desta quarta-feira, no plenário da Casa


Os 135 anos da emancipação política de Caxias do Sul foram celebrados em homenagem da Câmara Municipal, realizada durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18/06), no plenário da Casa. A cerimônia antecipou a data de 20 de junho, quando a cidade estará de aniversário. O Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros executou músicas comemorativas.

O vereador-presidente Lucas Caregnato/PT se manifestou em nome do Parlamento. De acordo com ele, o município foi forjado na luta, no trabalho e na esperança de quem o constrói no dia a dia. Destacou a própria trajetória como professor de História, pelo viés emancipatório do ensino. “Nascidos ou acolhidos, os cidadãos caxienses construíram essa cidade com o sangue e o suor e fizeram dela um lugar acolhedor e pujante”, enalteceu.

Por outro lado, Caregnato atentou para demandas de Caxias. Enfatizou que, mesmo sendo o segundo maior polo metalmecânico do Brasil e o maior produtor hortifrutigranjeiro do Estado, o município possui mais de 40 mil pessoas em insegurança alimentar. Citou o problema da sucessão rural, haja vista que, hoje, muitos se mudam para o perímetro urbano, em busca de melhores condições de vida.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou serem muitos os que vieram constituir família em solo local. “Temos que cuidar do futuro. Hoje, são gerados de 50 a 100 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) por semana. Desde o ano passado, foram mais de três mil novos alunos na Educação Infantil”, salientou.

Anualmente, durante a Semana de Caxias, a Câmara enaltece o aniversário da cidade, lembrando o dia 20 de junho de 1890 como a data em que o município se desligou de São Sebastião do Caí. Além do 135º ano de emancipação política, neste mês, são comemorados os 115 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que ocorreu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.

A emancipação

Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias já possuía 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes. Queriam melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Além dos problemas de escoamento da produção, os colonos continuavam pagando suas dívidas à Comissão de Terras e, como distrito de São Sebastião do Caí, também pagavam imposto sobre a propriedade. Insatisfeitos com a situação, comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.

Em ofício de 1º de maio de 1890 direcionado ao governador do Estado, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí posicionou-se favorável à emancipação. Assim, em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais.

* Fonte: livro Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul.

18/06/2025 - 18:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo