Voltar para a tela anterior.
O problema com os parquímetros, em Caxias do Sul, foi o destaque do grande expediente do vereador Hiago Morandi/PL, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/06). Ele discorreu sobre as multas que os condutores recebem, mesmo não conseguindo fazer o pagamento da vaga.
Morandi comentou que, frequentemente, recebe demandas da população para solucionar esse problema, que acaba afetando pessoas diariamente. Com isso, ele criou dois projetos que exigem maior atenção e regramento referente às ações da empresa dos parquímetros, além de buscar fiscalizá-la, para verificar se a mesma está agindo conforme a lei. No futuro, os projetos serão votados na Casa Legislativa e mais detalhes sobre eles serão apresentados.
No painel eletrônico do plenário, o vereador apresentou um vídeo em que era demonstrado o problema atual de muitos parquímetros no município caxiense: os aparelhos se encontram fora de operação, evitando que o motorista possa efetuar o pagamento pela vaga de estacionamento, mas, ainda assim, uma multa é cobrada, por conta da falta de embolso.
O parlamentar também afirmou que uma cobradora com quem ele conversou, no vídeo apresentado, sugeriu o pagamento pelo aplicativo, para evitar as eventuais multas. Ele rebateu a fala, afirmando que, em diversos casos, as pessoas podem estar sem celular, ou com um celular sem bateria ou sem espaço de armazenamento para baixar o aplicativo. Na tentativa de pagar em dinheiro, ele destacou que os cobradores podem não ter troco, o que ocorreu durante o vídeo mostrado.
Em apartes, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/Republicanos e Rafael Bueno/PDT participaram da discussão, ressaltando a gravidade do problema. Bueno aconselhou que fosse integrado aos projetos a sugestão de um período de tolerância de cinco a dez minutos após o momento em que acaba o tempo de reserva da vaga, visto que muitas pessoas são cobradas inteiramente, mesmo chegando muito pouco tempo após o término deste período.