Voltar para a tela anterior.
As fortes chuvas que estão ocorrendo nos últimos dias foram o tema central do grande expediente de Alexandre Bortoluz/PP, durante a 56ª sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18/06). A partir da tribuna, o parlamentar citou locais de risco e recomendou atenção da comunidade.
Bortola relembrou as tragédias que ocorreram no Rio Grande do Sul em 2024, quando aconteceram desabamentos e enchentes por conta das chuvas torrenciais, entre abril e maio, e contou que muitas localidades já estão em alerta novamente, como o município de Mata, de Santa Maria, e cidades do Vale do Taquari, ponto de foco das catástrofes de 2024. Além disso, outros pontos foram destacados pelo vereador, como o a ERS-122, em Antônio Prado e a ERS-441, entre Vista Alegre do Prata e Guaporé.
Também lamentou o falecimento de uma pessoa, na manhã desta quarta-feira, que aconteceu por conta de um acidente na ponte entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. No ocorrido, um carro foi arrastado e ficou submerso por causa de uma forte enxurrada, que também levou uma parte da cabeceira da estrutura da ponte.
O parlamentar sugeriu que a população tente não viajar por enquanto, e aconselhou a verificação no site crbm.rs.gov.br/bloqueios, para ver as atualizações referentes aos bloqueios de rodovias, para que, em caso de necessidade de locomoção, mais acidentes possam ser evitados. Explicou que a Defesa Civil emitiu um alerta vermelho, para a condição severa com instabilidades associadas a chuva, ventos fortes, raios e queda de granizo. As cidades que estão sob o alerta são: Lajeado e região, Dona Francisca, Alegrete e região, Espumoso e Rosário do Sul.
Bortoluz declarou que o município de Caxias do Sul ainda se encontra sob alerta de atenção, mas, ainda assim, apontou que é preciso estar atento a qualquer risco, especialmente na região do Bairro Galópolis, foco de desabamentos durante as chuvas de abril e maio de 2024. “ A orientação é que as pessoas se retirem temporariamente de suas casas", disse o parlamentar, ressaltando que a previsão é que chova mais de 100mm nos próximos dias.
Destacou também que, em caso de qualquer risco iminente, os seguintes contatos devem ser discados: a Brigada Militar (disque 190), a Guarda Municipal (disque 153) e Corpo de Bombeiros Militar (disque 193). É crucial também manter a atenção para as atualizações nas redes sociais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul (acesse o site defesacivil.rs.gov.br). Em aparte, o parlamentar Tenente Cristiano Becker/PRD participou do debate. “Agradeço muito pelo senhor trazer tantas informações de utilidade pública para nós”, falou o Tenente.